Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Programa “Medicamento em casa” é ampliado na região do Vale do Aço

O Programa contempla os pacientes das cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso

01/07/2020 às 15:13 por Redação Plox

O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, anunciou nessa terça-feira (30), a ampliação do Programa “Medicamento em Casa”, para a Região Metropolitana do Vale do Aço.

Segundo o Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, o programa, a partir desta quinta-feira (02/07), passa a contemplar também os pacientes portadores de Hepatite B, Hipertensão Pulmonar, Dislipidemia e Osteoporose, além dos de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). 

O Programa contempla os pacientes das cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso.

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Fabyanna Horta Drumond, o objetivo da ampliação da cobertura das doenças é proteger o maior número de usuários possíveis, principalmente os que fazem parte do grupo de risco da covid-19. 

“A entrega desses medicamentos, que são do componente especializado da Farmácia de Minas, ajuda a diminuir o número de pessoas frequentando o NAF e também o número de pessoas circulando nas ruas das cidades. Em princípio, o programa atenderia 312 pacientes com asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), com essa ampliação, atenderemos pacientes que tratam de Hepatite B, Dislipidemia e Osteoporose. A projeção é que o número de pacientes atendidos pelo programa no Vale do Aço aumente consideravelmente” disse Fabyanna.

Veja a lista de medicamentos e doenças contemplados pelo Programa “Medicamento em Casa”:

 

MEDICAMENTO-EM-CASAFoto: divulgação
 

Medicamento em Casa

O programa “Medicamento em Casa”, é uma ação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em parceria com aplicativo 99 táxi e a Defesa Civil de Minas Gerais.

O Núcleo de Atenção Farmacêutica (NAF) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, já realizou 178 entregas até a última quinta-feira (25/06), atendendo a meta estipulada, percorrendo uma distância de 790 km dentro da Região Metropolitana do Vale do Aço. 

A Coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF), ainda reforçou que o foco principal da iniciativa, desenvolvida pelo Estado em parceria com o aplicativo de mobilidade urbana, é proteger os pacientes do grupo de risco, visto que a entrega do remédio em domicílio é uma estratégia que evita o contato com ambientes externos, ajudando na redução do fluxo de pessoas e aglomerações.

Para que a entrega ocorra sem problemas, é necessário que o paciente esteja com o cadastro atualizado. Ele pode fazer isto pelos canais de atendimento: WhatsApp (31) 98282-4324 ou pelo e-mail [email protected].

Assistência Farmacêutica no Vale do Aço

O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano é referência nos serviços farmacêuticos para toda a população dos 35 municípios da Macrorregião de Saúde do Vale do Aço.

Em 2019, o Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou 67.299 atendimentos, dispensou 2.260.501 unidades de medicamentos do Componente Especializado,1.539 novos processos foram deferidos e 3.455 novos processos de medicamentos foram abertos. A média de atendimentos diários é de aproximadamente 190 usuários.


Orientações

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) reforça que os pacientes que não receberem ligações de agendamento devem comparecer normalmente às farmácias regionais.

Já para aqueles que fazem parte dos grupos de risco, a orientação é utilizar o modelo de declaração autorizadora disponível no site, para designar um procurador que possa retirar o medicamento em nome do paciente.
 

Compartilhar a notícia

para você
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
EMPREGO

Recoloca Rio Doce tem 170 vagas de emprego para os Vales do Aço, Rio Doce e Mucuri

As vagas disponíveis são para diversos cargos, como servente de campo, vendedor, coordenador de qualidade, instalador em telecomunicações, coordenador de projetos, consultor de seguros e educador físico

Zema oficializa Rossieli Soares como novo secretário de Educação em Minas
EDUCAçãO

Zema oficializa Rossieli Soares como novo secretário de Educação em Minas

Substituição no comando da pasta foi publicada no Diário Oficial; Rossieli traz experiência em secretarias estaduais e no MEC

Curso gratuito em Educação Socioemocional está com inscrições abertas para professores de MG
EDUCAçãO

Curso gratuito em Educação Socioemocional está com inscrições abertas para professores de MG

Formação EaD com 120h é voltada a educadores da rede estadual e aborda saúde mental, clima escolar e protagonismo juvenil

 Foto: Reprodução / Twitter
POLíCIA

Importunação Sexual no Transporte Público: Incidente no Metrô do Rio Leva a Afastamento de Funcionário

Um passageiro presente no vagão foi rápido em gravar a cena, onde o funcionário terceirizado está visivelmente envolvido em atos impróprios por mais de um minuto.