Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Timóteo capacita mais duas enfermeiras dentro do programa de Planejamento Reprodutivo com foco na Inserção de DIU

Entre as vantagens citadas pelas enfermeiras está o fato de o dispositivo ser de longa duração, pode ser reversível além de eficaz

01/07/2024 às 17:32 por Redação Plox

A Prefeitura de Timóteo por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (1) uma nova capacitação de enfermeiras para o atendimento de mulheres no programa de Planejamento Reprodutivo e Inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) na rede municipal de saúde. O projeto incluiu a Enfermagem no fluxo de atendimento de saúde reprodutiva, contribuindo para a qualificação da assistência, redução dos índices de gravidez indesejada e expansão do acesso ao planejamento sexual e reprodutivo.

Foto: Divulgação/PMT 

Timóteo é a primeira cidade da região do leste mineiro a incluir a  inserção de DIU por enfermeiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). No início deste ano as enfermeiras da rede municipal Denice Moreira de Assis Nunes e Fernanda Ferreira Paula Paiva passaram por um treinamento de 75 horas ministrado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (COREN MG) numa parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

 

Em todo o estado de Minas Gerais existem 50 enfermeiras capacitadas e autorizadas a fazer o procedimento na rede pública de saúde. Já em Timóteo além das duas profissionais, o município conta com uma terceira enfermeira que concluiu a sua especialização em Ginecologia e Obstetrícia  em Belo Horizonte, pelo Hospital Sofia Fieldman. Nessa fase mais duas profissionais que atuam nas UBS´s do Petrópolis e do Cachoeira do Vale estão sendo treinadas, numa capacitação que acontece até a próxima quarta-feira. 

Foto: Divulgação/PMT 

Desde o início do programa de Planejamento Reprodutivo e Inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) em Timóteo, 200 mulheres implantaram o dispositivo e vem sendo acompanhadas pela equipe de enfermagem do Município. Nesse processo de acompanhamento a Prefeitura fornece ultrassom e demais exames para as mulheres. 

 

Entre as vantagens citadas pelas enfermeiras está o fato de o dispositivo ser de longa duração, pode ser reversível além de eficaz. Outro benefício é que DIU de cobre disponibilizado pela rede pública, não possui hormônio. O objetivo do programa é também ampliar ao acesso ao DIU hormonal para aquelas mulheres com critérios clínicos como por exemplo endometriose e outros problemas uterinos.

Foto: Divulgação/PMT 

O programa é destinado a mulheres que não querem ter filhos e nem possuem expectativas de gestar ou para aquelas que já tiveram filhos e não querem mais engravidar. Para ter acesso a mulher interessada deve procurar a sua unidade de saúde de referência e passar por uma consulta. A inserção do dispositivo é realizada no Centro de Saúde João Otávio, no bairro Olaria.

Compartilhar a notícia

Veja também
gdhg
SAúDE

Usisaúde alcança nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar

Plano de saúde da FSFX participa de Seminário Unidas e recebe prêmio da principal avaliação das operadoras de planos de saúde

Vacina da Covid-19
SAúDE

Governo de Minas inicia distribuição de 323 mil doses de Janssen

Imunizantes serão destinados ao reforço de doses, mas municípios têm autonomia na operacionalização da campanha

Anvisa
SAúDE

Anvisa aprova medicamento para tratamento de covid-19

O tratamento tem que ser iniciado logo após o teste positivo

SAúDE

Vacina LC16m8 contra Mpox é aprovada pela OMS para uso emergencial

Imunizante reforça combate à doença em regiões com surtos crescentes e amplia proteção para crianças e grupos vulneráveis

para você
Homem é preso após agredir mulher e ser flagrado com armas em Fabriciano
POLíCIA

Homem é preso após agredir mulher e ser flagrado com armas em Fabriciano

Durante uma operação, Polícia Militar encontrou pistola, munições e estojos deflagrados com o suspeito

ESPORTES

Ipatinga faz preparação para etapa estadual do JEMG em Valadares

Os paratletas realizaram reconhecimento dos locais das provas, adaptando-se às atividades relacionadas a corridas de velocidade e resistência, arremesso de peso e salto em distância.

Caixa Tem atualização auxílio emergencial
ECONOMIA

Caixa Tem: atualização de aplicativo usado no pagamento do auxílio já está disponível

Segundo a Caixa, a atualização é feita totalmente pelo celular, não sendo preciso ir até uma agência

cruzeiro.jpg
ESPORTES

Torcida Organizada tenta invadir CT do Cruzeiro

Os jogadores entraram por rota alternativa na Toca da Raposa II