Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Corpo de Bombeiros de MG digitaliza fiscalização de edificações e eventos com novo sistema

Novo módulo do INFOSCIP entra em operação nesta quarta (2) e moderniza processo fiscalizatório com automação e integração a plataformas oficiais

01/07/2025 às 19:40 por Redação Plox

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) iniciou nesta quarta-feira, 2 de julho de 2025, a operação do novo módulo de fiscalização do Sistema de Informações do Serviço de Segurança contra Incêndio e Pânico (INFOSCIP). A novidade marca uma transformação significativa nas ações de fiscalização de edificações e eventos em todo o estado.


Desde 2019, os processos de Segurança Contra Incêndio e Pânico são digitais em Minas Gerais, com exceção da etapa de fiscalização, que até então era realizada manualmente. Com a implantação do novo módulo, o processo passa a ser totalmente digital, integrado e automático dentro da plataforma INFOSCIP.


Anualmente, o CBMMG realiza mais de 40 mil fiscalizações. A nova ferramenta chega para resolver os entraves dos antigos procedimentos manuais, que geravam burocracia, sobrecarga operacional e baixa taxa de regularização. Agora, todo o fluxo será informatizado, com documentos, prazos e sanções gerados e aplicados automaticamente.


Imagem Foto: Reprodução/Google Street View

O sistema é integrado a plataformas como GOV.BR, Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, Banco Central, Correios e Diário Oficial. Com isso, os responsáveis legais das edificações poderão acompanhar os processos, apresentar defesas, solicitar prorrogações e emitir boletos de forma online e prática.


Durante as vistorias, os militares do CBMMG utilizarão tablets para registrar irregularidades, que resultarão em autuações automáticas. Caso não haja manifestação dentro dos prazos legais, o sistema aplica sanções progressivas: advertência, multa, multa em dobro e, por fim, cassação do alvará e/ou licenciamento do Corpo de Bombeiros (AVCB/CLCB).


Multas não quitadas serão automaticamente encaminhadas à dívida ativa do Estado. O novo módulo segue normas como a Constituição Estadual, Lei nº 14.130/2001, Decretos nº 47.998/2020 e nº 46.668/2014, e a Lei nº 14.184/2002. Uma nova Instrução Técnica (IT 45), substituindo a IT 21, também será publicada com critérios e prazos do novo processo.


Para engenheiros e técnicos, o sistema representa autonomia e agilidade, permitindo o acompanhamento completo de seus processos, envio de documentos e regularizações. A iniciativa coloca Minas Gerais como referência nacional na modernização da fiscalização e reafirma o compromisso do CBMMG com a segurança da população e a eficiência da gestão pública.


Compartilhar a notícia

Veja também
anderson
GERAL

Anderson Franco compra terreno de bilionário para construir mais uma mansão em São Paulo

A expectativa é de que a nova “casa” siga padrões de beleza e luxo da residência dele em Minas Gerais

GERAL

Policial militar perde a vida após engasgar com comida em treinamento

Cabo de 35 anos sofreu rompimento no esôfago durante refeição, enfrentou complicações e ficou internado por 33 dias antes de falecer.

Maior consumo de álcool entre as mulheres durante o climatério pode estar ligado ao enfrentamento das alterações hormonais
GERAL

Mulheres na faixa etária do climatério são as que mais abusam do álcool

Dado faz parte de pesquisa do Programa Saúde Mental da Mulher (ProMulher), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

cvdvc
GERAL

Criadores de pássaros precisarão de certificado digital para transferência de aves

A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)

para você
Câmara aprova PEC que retoma voto secreto em processos contra parlamentares
POLíTICA

Câmara aprova PEC que retoma voto secreto em processos contra parlamentares

Veja como votaram os deputados federais por Minas Gerais

CSN ignora regra do Cade por mais de 10 anos e, mesmo assim, cobra R$ 3,1 bilhões da Ternium
ECONOMIA

CSN ignora regra do Cade por mais de 10 anos e, mesmo assim, cobra R$ 3,1 bilhões da Ternium

Siderúrgica de Benjamin Steinbruch só reduziu participação na Usiminas após pressão judicial, mas segue em disputa para receber indenização bilionária

Tom-filha.jpg
FAMOSOS

Tom Veiga, interprete do Louro José, morreu no dia do aniversário de 15 anos da filha

Segundo informações da perícia, o ator sofreu um acidente vascular cerebral (AVC)

Zezé Di Camargo espanta fãs com desafinação REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
FAMOSOS

O fim da linha para Zezé Di Camargo? Fãs expressam preocupação com desempenho vocal

Sertanejo, que operou as cordas vocais em 2007, não conseguiu alcançar as notas certas da canção 'Eu e Você