Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Deputado ironiza relatoria de Moraes em ações sobre IOF

Nikolas Ferreira critica designação de Moraes como relator de ações do PL e PSOL sobre o IOF e questiona imparcialidade do ministro

01/07/2025 às 14:08 por Redação Plox

Na última segunda-feira, 30 de junho, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou suas redes sociais para ironizar a escolha do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como relator das ações que discutem mudanças no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).


Imagem Foto: Câmara dos Deputados

Em sua publicação, o parlamentar afirmou:
“Com uma sorte dessa, eu jogava na Mega Sena da Virada!!!!”

A declaração faz referência ao sorteio interno que definiu Moraes como relator do caso. Inicialmente, a relatoria ficaria com Gilmar Mendes, mas o ministro pediu redistribuição ao apontar conexão entre a ação do PSOL e outro processo movido pelo Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O PL questiona justamente o aumento de alíquotas do IOF pelo governo Lula, sob o argumento de que haveria desvio de finalidade do tributo. Para o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, as ações tratam de temas relacionados e, por isso, devem ter o mesmo relator para evitar decisões conflitantes. A redistribuição, então, colocou Moraes à frente da análise.


A ação foi protocolada pelo PSOL na última sexta-feira, 27 de junho. O partido alega que o Congresso Nacional extrapolou sua competência ao derrubar, por meio de decreto legislativo, mudanças feitas por Lula no IOF. Segundo a legenda, o Legislativo violou o princípio da separação dos Poderes ao usar o artigo 49 da Constituição para sustar um decreto presidencial sem comprovar excesso de poder do Executivo.


Mais cedo, também nessa segunda-feira, Nikolas criticou o ministro Alexandre de Moraes por ter viajado em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva. O deputado sugeriu que a proximidade reforça a parcialidade do magistrado.
"Fico imaginando o teor das conversas entre ambos ao longo da viagem. O nível de imoralidade e de parcialidade demonstrado por esse senhor não tem limites\

, escreveu.

A redistribuição da relatoria das ações sobre o IOF para o ministro Alexandre de Moraes gerou críticas por parte de parlamentares da oposição, que questionam a imparcialidade do magistrado em casos que envolvem o governo federal.


Compartilhar a notícia

para você
Atriz premiada em Cannes, Emilie Dequenne morre aos 43 anos vítima de câncer raro
FAMOSOS

Atriz premiada em Cannes, Emilie Dequenne morre aos 43 anos vítima de câncer raro

Estrela de 'Rosetta' e vencedora do César, Dequenne faleceu após enfrentar câncer raro na glândula suprarrenal

LAZER

Capital Inicial cancela show em Ipatinga devido a ingressos falsos e fake news

Venda de ingressos não oficiais e informações falsas motivaram o cancelamento; nova data será anunciada

lata
GERAL

Nunca se sabe: aprenda a abrir latas sem um abridor de latas

Truque prático e eficiente para abrir latas em situações complicadas

Ambev abre vagas de estágio em Belo Horizonte e outras cidades de Minas
EMPREGO

Ambev abre vagas de estágio em Belo Horizonte e outras cidades de Minas

Oportunidades são para estudantes com previsão de formatura entre agosto de 2026 e agosto de 2027; inscrições vão até 9 de abril