Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Governo brasileiro rebate críticas da The Economist com carta diplomática

Ministro Mauro Vieira responde à revista britânica após acusações de incoerência e impopularidade de Lula

01/07/2025 às 15:12 por Redação Plox

Em uma resposta contundente às críticas da revista britânica The Economist, o governo do Brasil, por meio do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, enviou nesta terça-feira (1º) uma carta contestando as declarações feitas sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A revista havia publicado no último domingo (29) um artigo que classificava o líder petista como “incoerente no exterior” e “impopular em casa”.


Imagem Foto: Presidência

O texto britânico criticou duramente a postura internacional do presidente, sobretudo por suas declarações contra os ataques dos Estados Unidos e de Israel ao Irã, ocorridos no dia 22 de junho. Na ocasião, o governo brasileiro condenou de forma veemente a ação, alegando que ela representava uma violação da soberania iraniana e do direito internacional.


A The Economist foi além, sugerindo que Lula deveria “parar de fingir que o Brasil é importante” nas questões relacionadas à Europa e ao Oriente Médio, e concentrar sua atuação em temas mais próximos da realidade doméstica. Também afirmou que a participação brasileira nos Brics, antes vista como uma chance de protagonismo, agora transmite uma imagem de hostilidade em relação ao Ocidente.


A crítica ainda abordou a ausência de articulação entre o Brasil e os Estados Unidos, ressaltando que Lula não teria feito esforços para estreitar relações com o presidente americano Donald Trump. O artigo ironizou o fato de o Brasil ser “a maior economia cujo líder ainda não apertou a mão do presidente dos EUA”.


Quanto à política regional, a publicação alegou que o chefe do Executivo brasileiro não conseguiu mobilizar os países latino-americanos para enfrentar temas como a guerra tarifária promovida por Trump e as deportações de imigrantes.


Em resposta, Mauro Vieira afirmou na carta enviada à revista que o Brasil não adota um “tratamento à lá carte do direito internacional” e defendeu a integridade da postura brasileira nas relações exteriores.
"O respeito à autoridade moral do presidente Lula é indiscutível", frisou o chanceler.

O embaixador também destacou que Lula propôs uma ousada taxação de bilionários, o que, segundo ele, pode ter incomodado “muitos oligarcas”. Ressaltou ainda que, sob a liderança de Lula, os Brics desempenham um papel relevante na busca por um mundo mais justo, equilibrado e pacífico. A posição do Brasil sobre os ataques ao Irã, particularmente às instalações nucleares, é apresentada como coerente com esses princípios.


O ministro reforçou também que Lula condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia e defendeu uma solução para o conflito, afastando acusações de incoerência. Finalizando, a carta aponta que o presidente brasileiro “não é popular entre os negacionistas climáticos” e que, em tempos de corrida armamentista, Lula se destaca como uma das vozes que combatem os investimentos em destruição, priorizando o combate à fome e às mudanças climáticas.


Compartilhar a notícia

Veja também
Defendendo Alexandre de Moraes, Lula dá indireta a Elon Musk
POLíTICA

Defendendo Alexandre de Moraes, Lula dá indireta a Elon Musk

Em evento com prefeitos, o presidente enfatiza a importância do combate ao desmatamento e indireta a Musk sugere foco na Amazônia ao invés de exploração espacial

gabriel monteiro
POLíTICA

"Há contradições", diz relator de processo envolvendo Gabriel Monteiro

Vereador prestou depoimento na Câmara Municipal do Rio

Trump envia submarinos nucleares após ameaça de aliado de Putin
POLíTICA

Trump envia submarinos nucleares após ameaça de aliado de Putin

Decisão é uma resposta às declarações de Medvedev sobre possível guerra com os EUA

IMG_4595.jpg
POLíTICA

Deputada pede melhorias de telefonia para o Vale do Aço

As análises seguirão os pedidos feitos pela população à deputada estadual Rosângela Reis

para você
Aluna é picada por escorpião e aulas são suspensas em escola de MG
EDUCAçãO

Aluna é picada por escorpião e aulas são suspensas em escola de MG

Após o acidente com uma estudante de 12 anos, atividades foram interrompidas e medidas emergenciais foram adotadas para garantir segurança na Escola Estadual Henrique Galvão, em Divinópolis

Nova lei garante CNH gratuita para pessoas de baixa renda a partir de agosto
EMPREGO

Nova lei garante CNH gratuita para pessoas de baixa renda a partir de agosto

Carteira de motorista poderá ser emitida sem custos com recursos de multas de trânsito; medida vale para todo o Brasil

LAZER

Conheça os hábitos que danificam os cabelos cacheados

Modere o uso de ferramentas de calor, como secadores e chapinhas, e considere ajustar sua alimentação, reduzindo o consumo de alimentos gordurosos para ajudar a controlar a oleosidade do cabelo

carros
GERAL

Confira o ranking dos 10 carros mais baratos em 2022

Preço do carro zero dispara e Brasil se torna um dos 5 países mais caros do mundo para se ter um carro