Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Dossiê Moraes denuncia abusos cometidos por ministro do STF

Site lista centenas de episódios envolvendo Alexandre de Moraes, com foco em medidas controversas

01/08/2025 às 23:28 por Redação Plox

Em julho de 2025, um grupo de juristas, parlamentares e ativistas deu início ao site Dossiê Moraes, com o intuito de reunir e expor os supostos abusos cometidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A plataforma já conta com centenas de registros envolvendo o magistrado, e tem como objetivo documentar ações que, segundo seus organizadores, atentam contra as garantias fundamentais. O projeto foi liderado pelo vereador curitibano Rodrigo Marcial (Novo) e conta com apoio de figuras como o senador Eduardo Girão (Novo), o deputado federal Marcel van Hattem (Novo), o ex-procurador Deltan Dallagnol (Novo) e o jornalista Leandro Narloch.


Imagem Foto: STF

O site, que se define como “um arquivo cívico, independente e colaborativo”, reúne casos de decisões judiciais e ações do ministro que, conforme os organizadores, contrariariam os direitos e garantias constitucionais. Um dos episódios destacados no dossiê envolve o bloqueio de contas bancárias de Eduardo Bolsonaro e sua esposa nos Estados Unidos, após declarações do parlamentar sobre tarifas. Outro caso mencionado é a proibição do uso de fardas por réus militares, o que, segundo os organizadores, viola princípios legais fundamentais.


O Dossiê Moraes também incentiva a participação de cidadãos que considerem ter sido vítimas de ações do ministro, pedindo o envio de relatos para que sejam documentados na plataforma. O conteúdo é sustentado por uma base de documentos oficiais, despachos judiciais e registros parlamentares, além de fazer referência a marcos históricos como a Magna Carta e a Lei Magnitsky, que visam proteger direitos fundamentais.


Embora o site não faça uma afirmação direta sobre um possível pedido de impeachment, os organizadores indicam que o objetivo final é reunir provas suficientes para sustentar tal iniciativa. A plataforma tem gerado discussões intensas, com críticos apontando o potencial de polarização do conteúdo, enquanto outros defendem a importância de dar visibilidade às alegadas ações ilegais do ministro.


Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Reeleito com mais de 90% dos votos, Bruno Morato toma posse em Santana do Paraíso

Reeleito com mais de 90% dos votos, prefeito promete mais investimentos em saúde, educação e infraestrutura. Vice-prefeito, secretários e vereadores também tomam posse.

STF restringe cobertura da imprensa em audiências do caso Bolsonaro
POLíTICA

STF restringe cobertura da imprensa em audiências do caso Bolsonaro

Jornalistas credenciados poderão acompanhar as oitivas, mas gravações estão proibidas até o fim das sessões

POLíTICA

PT enfrenta segundo turno apenas em duas cidades do abc, berço político do partido

Antipetismo e declínio sindical enfraquecem domínio tradicional do PT na região metropolitana de São Paulo

Ministros de Lula se preparam para disputar eleições de 2026
POLíTICA

Ministros de Lula se preparam para disputar eleições de 2026

Com prazo de desincompatibilização se aproximando, pelo menos 17 ministros consideram candidaturas ao Senado, Câmara e governos estaduais

para você
Golpistas usam anúncios pagos no Instagram para enganar consumidores com lojas falsas
ECONOMIA

Golpistas usam anúncios pagos no Instagram para enganar consumidores com lojas falsas

Perfis clonados, preços atrativos e patrocínios em redes sociais fazem parte da estratégia de fraude que já causou prejuízo a diversas vítimas; Meta identificou desconfiança em 70% dos novos anunciantes

sss
SAúDE

Dengue hemorrágica: conheça novo termo e seus sintomas

Este tipo de dengue demanda atenção médica urgente para evitar desfechos fatais

EMUYvolW4AMLeSs.jpg
ESPORTES

Em sua maior crise, o Cruzeiro completa 99 anos de história

CSFX abre matrículas para 2026 com ensino da educação infantil ao médio
EDUCAçãO

CSFX abre matrículas para 2026 com ensino da educação infantil ao médio

Tradição, inovação e formação integral marcam proposta pedagógica do Colégio São Francisco Xavier, que inicia processo de admissão para o próximo ano letivo