Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Banco Central vai regulamentar Pix parcelado até o fim de setembro

Nova norma busca ampliar o acesso ao crédito via Pix, assegurar transparência e estimular o uso responsável da modalidade

01/09/2025 às 11:59 por Redação Plox

Antes mesmo de uma regulamentação oficial, o Pix parcelado já é realidade em diversas instituições financeiras do país. Agora, o Banco Central pretende padronizar a prática, publicando ainda neste mês as regras que vão guiar seu funcionamento.


Imagem Foto: Agência Brasil

A modalidade permite que consumidores realizem pagamentos via Pix em parcelas, com a cobrança de juros, enquanto o comerciante recebe o valor integral da transação de forma imediata. Para o consumidor, trata-se de um empréstimo oferecido pela instituição financeira no momento da compra ou transferência.


Felipe Ferreira, advogado especializado em direito do consumidor, explica que é justamente nesse ponto que mora a preocupação:
"Muitos consumidores não estão acostumados com esse tipo de crédito e não percebem que existem juros embutidos nas parcelas. A primeira coisa que o consumidor precisa observar é a taxa de juros e quanto ela vai impactar no preço final\

.

A expectativa do Banco Central é garantir maior transparência e ampliar o uso responsável dessa nova forma de crédito digital. Com a regulamentação, as instituições financeiras deverão seguir critérios claros na apresentação dos juros, garantindo que o consumidor tenha plena ciência do custo envolvido em cada transação parcelada.


Enquanto isso, a população já começa a considerar o uso do Pix parcelado. O auxiliar comercial Luís Henrique afirma que ainda não testou a funcionalidade, mas não descarta no futuro. "Talvez, quem sabe se eu precisar. Vai depender da taxa de juros, né? Se for melhor que a do cartão de crédito", comentou.


Já o motorista coletivo José Batista se mostra mais empolgado: "Uso Pix para tudo, demais, viu? O parcelado é uma boa opção para ajudar. Se valer a pena, sim."


Apesar de parecer prático, especialistas alertam que o Pix parcelado é uma linha de crédito e, como tal, exige cautela. Com a regulamentação prestes a ser anunciada, o Banco Central espera garantir uma relação mais equilibrada entre usuários e instituições, evitando abusos e promovendo uma experiência mais segura no ambiente digital de pagamentos.


A medida é mais um passo para ampliar o acesso ao crédito no país, especialmente entre os que não possuem cartão de crédito ou têm dificuldades em obter linhas tradicionais. O sucesso do Pix desde seu lançamento mostra que a população está aberta a novas formas de pagamento — e o parcelamento pode ser mais um capítulo dessa transformação financeira.


Compartilhar a notícia