Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Pedagogia e Direito serão os primeiros cursos ofertados pela UFOP em Ipatinga

Prefeito Gustavo Nunes e reitor Luciano Campos confirmam início das aulas e destacam impacto histórico da implantação do campus

01/09/2025 às 20:59 por Redação Plox

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) confirmou o início das atividades acadêmicas em Ipatinga para abril de 2026, com a oferta inicial dos cursos de Direito e Pedagogia. A decisão foi anunciada durante visita do reitor Luciano Campos e equipe técnica ao espaço da Suplan, cedido pela Prefeitura para abrigar o campus provisório.


O encontro contou com a presença do prefeito Gustavo Nunes, além de representantes da UFOP, como o prefeito universitário Cláudio Eduardo Lana, o vice-prefeito universitário Edmundo Dantas Gonçalves, o chefe de gabinete Rondon Marques Rosa e o presidente da Comissão de Implantação do campus Ipatinga, Paganini Barcellos.


Imagem Foto: Divulgação/PMI

Segundo o reitor, cerca de 80% do processo interno já foi concluído. “Em abril, muito provavelmente, estaremos recebendo os primeiros estudantes aqui em Ipatinga nos cursos de Direito e Pedagogia”, afirmou Luciano Campos. O prefeito Gustavo Nunes destacou o impacto da chegada da universidade: “A UFOP já não é mais um sonho, é realidade. O campus vai abrir oportunidades de formação e fortalecer a educação e a pesquisa na nossa região.”


Imagem Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura trabalha na desmobilização da Suplan, de forma a atender às demandas da universidade até o início das aulas, enquanto a construção do campus definitivo deve começar no próximo ano. Até seis cursos deverão ser oferecidos futuramente, incluindo Medicina, Psicologia, Enfermagem e Fonoaudiologia, todos com vagas disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).


Imagem Foto: Divulgação/PMI

Paralelamente, a UFOP articula um projeto de mestrado interinstitucional (Minter) em parceria com a Escola do Judiciário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que poderá ter Ipatinga como polo de oferta.


Imagem Foto: Divulgação/PMI

Luciano Campos também ressaltou a ligação histórica da universidade com a cidade. “Quando foi construída a Usiminas, os engenheiros responsáveis vieram da nossa Escola de Minas. Portanto, esta implantação é, de certa forma, um retorno da UFOP a Ipatinga.”


A chegada da universidade é considerada um marco para a cidade e para o Vale do Aço, consolidando a região como polo de educação e pesquisa em Minas Gerais.


Compartilhar a notícia

Veja também
alunos
EDUCAçãO

Alunos de Fabriciano são destaques na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Ao todo 21 alunos de Fabriciano foram premiados, além das escolas e dos professores que coordenaram os trabalhos

MEC
EDUCAçãO

Começa hoje (6) inscrições para lista de espera do Sisu 2022

Os estudantes interessados devem manifestar interesse até 18 de julho por meio do Portal Acesso Único

Ipatinga tem vagas abertas para cursos gratuitos de teatro, música e dança
EDUCAçãO

Ipatinga tem vagas abertas para cursos gratuitos de teatro, música e dança

Iniciativa cultural abre inscrições para aulas presenciais com vagas limitadas; participantes recebem certificado e integram montagem final

Estudantes ficam no prejuízo após agência de intercâmbio sumir com dinheiro
EDUCAçãO

Estudantes ficam no prejuízo após agência de intercâmbio sumir com dinheiro

Vital Intercâmbios encerrou as atividades em São Paulo sem devolver valores pagos por pacotes para a Irlanda; ao menos 108 pessoas foram afetadas