Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Mais de cem menores são retirados de fábricas de calçados em Minas Gerais

Operação flagrou crianças e adolescentes em condições proibidas de trabalho em Perdigão e Nova Serrana

01/10/2025 às 14:28 por Redação Plox

Uma grande operação coordenada pela Auditoria Fiscal do Trabalho revelou um cenário alarmante em Minas Gerais. Entre os dias 22 e 26 de setembro, fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego vistoriaram 68 fábricas de calçados nas cidades de Nova Serrana e Perdigão, no Centro-Oeste mineiro. O resultado foi a constatação de que 65 delas utilizavam mão de obra infantil em atividades proibidas pela lei.


Imagem Foto: Ministério do Trabalho

No total, 107 crianças e adolescentes foram resgatados dessas condições. Entre eles estavam uma menina de apenas 11 anos, dois adolescentes de 13 anos e outros 104 jovens com idades entre 14 e 17 anos. O levantamento mostrou que 63% eram meninos e 27% meninas, envolvidos diretamente na produção de calçados.


Segundo a auditora-fiscal Paula Neves, coordenadora da ação, os adolescentes eram submetidos a tarefas de alto risco, como manuseio de solventes, contato com produtos químicos derivados de benzeno, ruídos excessivos, levantamento de peso e operação de máquinas perfurocortantes. Tais atividades constam na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil do decreto 6.481/2008. $&&$“A cena revelava mais do que uma simples infração trabalhista. Evidenciava uma infância interrompida, em que o tempo que deveria ser dedicado ao estudo, ao lazer e ao desenvolvimento saudável foi substituído pelo odor tóxico da cola e pelo trabalho repetitivo”$, destacou a auditora Ísis Freitas Oliveira, integrante da equipe.

Além da exploração, a operação identificou um alto índice de evasão escolar. Dos adolescentes encontrados, 23% já haviam abandonado a escola, e outros 12% não quiseram informar sua situação educacional. Alguns relataram jornadas exaustivas: um jovem de 16 anos trabalhava em dois turnos, das 7h às 17h e também à noite, enquanto uma adolescente de 15 anos havia largado os estudos dois anos antes para operar uma prensa pneumática.


Os fiscais determinaram a retirada imediata de todos os menores de 16 anos do ambiente de trabalho. Já os adolescentes entre 16 e 17 anos precisaram ser realocados para funções permitidas pela legislação. O Ministério informou que todos terão seus direitos trabalhistas assegurados e serão encaminhados para a rede de proteção social, em articulação com o Ministério Público Estadual, Conselhos Tutelares e secretarias municipais.


Também foi firmado um Termo de Compromisso entre nove empresas fiscalizadas e o Ministério, garantindo o cumprimento da cota legal de aprendizes e priorizando os jovens resgatados para programas de formação. Além disso, os empregadores receberam autuações e orientações sobre como contratar aprendizes corretamente.


Para denúncias de casos semelhantes, o Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza o Sistema Ipê Trabalho Infantil, onde qualquer pessoa pode registrar informações de maneira segura e anônima.


Compartilhar a notícia

Veja também
POLíCIA

Polícia prende líder comunitário que usava drone para ajudar traficantes na Ilha do Governador

Presidente de associação monitorava PMs e rivais, facilitando ações criminosas na comunidade.

Quadrilha faz moradores reféns durante roubo a bancos de Araçatuba
POLíCIA

Quadrilha faz moradores reféns durante roubo a bancos de Araçatuba

Três pessoas morreram e duas foram presas. Dezoito criminosos conseguiram fugir

POLíCIA

Homem ataca moradores de rua com fogo após discussão por celular

Suspeito já foi identificado, e a polícia investiga o caso como tentativa de homicídio

escola
POLíCIA

Adolescente apreendido após tentativa de ataque com faca em escola na Gávea

Menino teria ido à escola com a intenção de atacar um professor e uma aluna, mas foi contido pelos funcionários da instituição

para você
Jornal universitário da PUC Minas homenageia estudante que morreu em acidente em BH
EDUCAçãO

Jornal universitário da PUC Minas homenageia estudante que morreu em acidente em BH

Brunna Rosas, aluna do último período de Jornalismo, teve sua memória celebrada com fotos e mensagens na contracapa do Jornal Marco

Piloto e passageira morrem em queda de parapente no Parque da Cidade
ESPORTES

Piloto e passageira morrem em queda de parapente no Parque da Cidade

Colisão ocorreu em Niterói; resgate chegou a prestar socorro, mas vítimas não resistiram

Miss Brasil Roci Pankov conquista 5º lugar no Miss Universal Woman 2025
LAZER

Miss Brasil Roci Pankov conquista 5º lugar no Miss Universal Woman 2025

Manauara brilhou na final do concurso internacional na Índia e levou a cultura amazônica ao palco

Cadastro biométrico obrigatório no RJ para acesso ao INSS
POLíTICA

Cadastro biométrico obrigatório no RJ para acesso ao INSS

Justiça Eleitoral exige biometria para eleitores sem registro; medida será necessária para benefícios sociais como os do INSS