Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Lazer

Rede hoteleira Vila Galé planeja instalar complexo em prédio histórico de Ouro Preto

O acordo entre o proprietário do local, o Colégio Dom Bosco, e a rede de hotéis deve ser assinado nos próximos dias.

02/04/2023 às 11:33 por Redação Plox

A rede de hotéis portuguesa Vila Galé está prestes a instalar um complexo hoteleiro no prédio principal do antigo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais, em Cachoeira do Campo, distrito mais populoso de Ouro Preto. O acordo entre o proprietário do local, o Colégio Dom Bosco, e a rede de hotéis deve ser assinado nos próximos dias.

O prédio principal do antigo Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais

A Invest Minas, agência responsável pela atração de negócios ligados ao turismo no estado, tem conduzido as negociações e identificado oportunidades para o desenvolvimento do setor. Bárbara Botega, assessora estratégica para Negócios em Turismo, afirma que "a Vila Galé em Ouro Preto representa a materialização e sucesso dessas iniciativas e será um catalisador do turismo em Ouro Preto, a partir da integração do patrimônio histórico e cultural com uma infraestrutura hoteleira classe mundial."

Conjunto tem edificações que poderiam ser adaptadas a acomodações

Patrimônio histórico e cultural no DNA da Vila Galé

A rede Vila Galé tem uma forte ligação com patrimônios históricos e culturais, possuindo hotéis em edifícios históricos em Portugal e no Brasil. A empresa pretende seguir a tendência de estabelecer hotéis em locais com rica história, como é o caso do prédio em Cachoeira do Campo.

O local, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) em 2014, tem grande relevância para a história de Minas Gerais e Ouro Preto. Além de ter servido como quartel, a propriedade já abrigou uma colônia agrícola, uma fábrica de macarrão e uma instituição de ensino.

Boa parte da estrutura está em mal estado de conservação

Comunidade e preservação do patrimônio

A comunidade local tem demonstrado preocupação com a preservação do patrimônio e alguns membros discordam da instalação do hotel, preferindo que o local fosse utilizado para fins educacionais ou como um quartel da Polícia Militar. O historiador Alex Bohrer ressalta a importância de ouvir o Iepha e a comunidade no processo.

Além do prédio, a propriedade também abriga a cachoeira que deu nome ao arraial e que, desde o século XVII, é aberta à comunidade. A decisão de instalar o complexo hoteleiro no local deve levar em consideração o interesse da comunidade em preservar o patrimônio histórico e cultural da região.

 

A entrada do antigo Centro Dom Bosco


 

Compartilhar a notícia

para você
União Brasil rompe com governo Lula e exige saída imediata de filiados
POLíTICA

União Brasil rompe com governo Lula e exige saída imediata de filiados

Ministro do Turismo e outros aliados têm 24 horas para deixar cargos ou serão expulsos

Tânia Rego Agência Brasil
SAúDE

Surto de dengue em Belo Horizonte: mais de 11 mil casos e 9 mortes em 2023

Secretaria de Saúde intensifica combate ao Aedes aegypti em áreas de risco

Jovem mata e esconde corpo de homem que agredia sua mãe
POLíCIA

Jovem mata e esconde corpo de homem que agredia sua mãe

Jovem de 18 anos confessou ter assassinado o homem que agredia sua mãe; corpo foi encontrado em mata nesta terça-feira (27)

 Foto: Ricardo Stuckert/PR 11.08.2023
POLíTICA

Lula posterga lançamento do novo PAC em São Paulo e Minas Gerais devido a cirurgia

Presidente cancela viagens programadas para a próxima semana seguindo orientações médicas; anúncio nacional do PAC Seleções será realizado no Palácio do Planalto