Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Desaprovação à economia cresce e atinge maioria dos brasileiros, diz pesquisa

Estudo aponta que 56% dos brasileiros avaliam piora econômica nos últimos 12 meses e poder de compra caiu para 81%

02/04/2025 às 13:58 por Redação Plox

A mais recente pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2), revelou que a maioria dos brasileiros está insatisfeita com os rumos da economia nacional. Segundo o levantamento, 56% da população acredita que a situação econômica do país piorou nos últimos 12 meses.


Imagem Foto: Agência Brasil

Esse percentual representa um aumento expressivo em relação ao levantamento anterior, feito em janeiro, quando 39% dos entrevistados tinham essa percepção negativa. Em contrapartida, a parcela da população que viu melhora na economia caiu de 32% para 26%. Já aqueles que consideram que a situação se manteve estável passaram de 25% para 16%.


A pesquisa também investigou a percepção sobre o direcionamento geral do país. Para 56% dos entrevistados, o Brasil está no caminho errado — um crescimento de 6 pontos percentuais desde janeiro. Apenas 36% acreditam que o país segue na direção certa, enquanto 8% não souberam ou preferiram não responder.


Outro aspecto abordado foi o mercado de trabalho. Mais da metade dos entrevistados, 53%, declarou estar mais difícil conseguir emprego atualmente do que há um ano. Esse índice cresceu em relação a dezembro de 2024, quando 45% manifestaram essa opinião. Já 35% disseram estar mais fácil conseguir uma vaga, uma queda significativa frente aos 49% registrados anteriormente.


Quando questionados sobre os preços, 88% dos entrevistados relataram perceber aumento no valor dos alimentos no último mês. Apenas 6% disseram que os preços diminuíram e outros 6% indicaram que se mantiveram estáveis. Quanto aos combustíveis, 70% afirmaram que houve aumento, enquanto 16% não perceberam alterações e 5% notaram redução.


Em relação ao poder de compra, 81% dos brasileiros disseram que ele diminuiu em comparação a um ano atrás, um salto em relação aos 68% registrados em dezembro passado. Apenas 9% afirmaram que seu poder de compra permaneceu igual e outros 9% acreditam que houve aumento.


O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do Brasil, entre os dias 27 e 31 de março. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.


Compartilhar a notícia

Veja também
Saldo de empregos nas MPE em maio é o melhor dos últimos sete anos
ECONOMIA

Saldo de empregos nas MPE em maio é o melhor dos últimos sete anos

Pequenos negócios de Minas Gerais geram mais de 20 mil vagas, mais que o dobro das médias e grandes empresas

ECONOMIA

Ministros do G20 debatem taxação de super-ricos e emergência climática no Rio de Janeiro

Proposta brasileira em destaque no encontro de Finanças do G20

postos
ECONOMIA

Decreto de Bolsonaro obriga postos de combustíveis a mostrarem o preço antes e depois do teto do ICMS

Medida foi editada pelo presidente e publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União

EDITAL CONCURSOS BRASIL
ECONOMIA

Declaração de Transações via Pix no Imposto de Renda 2024: O Que Você Precisa Saber

Novas regras para o IRPF e o impacto das transações digitais