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O carro popular no Brasil: um sonho cada vez mais distante

Preços dos veículos populares disparam em uma década

02/05/2023 às 20:20 por Redação Plox

O levantamento da KBB (Kelley Blue Book), feito a pedido da CNN, revela que os preços dos carros populares no Brasil tiveram um aumento de mais de 200% nos últimos 10 anos. O Volkswagen Gol, por exemplo, teve uma alta de 235,5% desde 2013, passando de R$ 20.600,00 para R$ 68.500,00.

Foto: reprodução Pexels

 

Causas do encarecimento: tecnologia, segurança e custo Brasil

Paulo Garbossa, consultor do setor automotivo, explica que os carros populares eram inicialmente despojados, sem itens como airbags, freios ABS e multimídia. O aumento dos requisitos de segurança e a obrigatoriedade de investimentos em tecnologia, como injeção eletrônica e redução de emissões de gases, contribuíram para o encarecimento. Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da JATO no Brasil, acrescenta que o "custo Brasil" - infraestrutura, logística e tributos - e a desvalorização da moeda também influenciaram no preço dos veículos de entrada.

A possibilidade de retorno do carro popular

Milad afirma que há espaço para veículos mais baratos, porém menos equipados. Entretanto, Garbossa é mais cético quanto a essa possibilidade, argumentando que raramente montadoras reduzem os preços dos carros, e que promoções são a única alternativa. Contudo, o setor automobilístico tem discutido a ideia de ressuscitar o carro popular, e o tema começa a ser avaliado em Brasília.

Incentivos tributários para reduzir o preço dos carros populares

O governo federal estuda a possibilidade de oferecer incentivos tributários às montadoras para viabilizar a produção de carros populares mais baratos. A intenção é criar um programa que permita reduzir o preço ao consumidor em pelo menos R$ 10 mil, possibilitando a oferta de carros de entrada com valores entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. O tema está em discussão entre os ministros do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e da Fazenda, Fernando Haddad, como uma estratégia para incentivar o setor automobilístico em meio à queda das vendas.

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