Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Famosos

De Caratinga para a história: Míriam Leitão entra para a Academia Brasileira de Letras

Jornalista ocupará a cadeira 7 da ABL, que pertencia ao cineasta Cacá Diegues

02/05/2025 às 10:44 por Redação Plox

A jornalista e escritora Míriam Leitão foi escolhida nesta quarta-feira, 30 de abril, para integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela assumirá a cadeira de número 7, anteriormente ocupada pelo cineasta Cacá Diegues, que morreu em fevereiro deste ano. O patrono da cadeira é o poeta Castro Alves.


Imagem Foto: Redes Sociais

Míriam conquistou a vaga após uma votação eletrônica entre os imortais da Academia. Ao todo, ela recebeu 20 votos, superando o economista e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, que obteve 14 votos. Com essa eleição, Míriam se torna a 12ª mulher a entrar para a ABL e a segunda a ocupar a cadeira 7 — anteriormente, Dinah Silveira de Queiroz também esteve nesse posto.


Natural de Caratinga, interior de Minas Gerais, Míriam Azevedo de Almeida Leitão nasceu em 7 de abril de 1953. É filha de Uriel e Mariana, ambos educadores — ele também pastor presbiteriano — e cresceu em uma família numerosa com 12 irmãos. Sua trajetória profissional começou no Espírito Santo e passou por Brasília e São Paulo até se consolidar no Rio de Janeiro, em 1986.


Com uma carreira de 53 anos no jornalismo, Míriam atuou em diversos veículos como Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil. Desde 1991, integra o grupo Globo, onde assina colunas no jornal O Globo, comenta em programas como o Bom Dia Brasil, na CBN e na GloboNews, e também comanda o programa de entrevistas que leva seu nome.


Além do jornalismo, Míriam se destacou como escritora com 16 obras publicadas, entre livros de não ficção, romances, crônicas e literatura infantil. Entre seus títulos mais reconhecidos estão "Saga Brasileira", vencedor do Prêmio Jabuti, e "Amazônia na Encruzilhada", que recebeu o Prêmio Juca Pato em 2024. Na literatura infantil, obras como "A perigosa vida dos passarinhos pequenos" e "O estranho caso do sono perdido" também foram premiadas.


Sua atuação rendeu diversos prêmios importantes, como o Prêmio Maria Moors Cabot da Universidade de Columbia, o Prêmio Vladimir Herzog pelo documentário “História Inacabada”, além do Prêmio Esso, e reconhecimentos da ANJ e ABRAJI.


A trajetória de Míriam também inclui momentos de luta: em dezembro de 1972, aos 19 anos e grávida, ela foi presa durante o regime militar e processada pela Lei de Segurança Nacional por sua oposição à ditadura.“A entrada de Míriam Leitão na ABL é um reconhecimento de sua longa contribuição ao jornalismo, à literatura e à liberdade de expressão no Brasil", destacaram membros da Academia durante o anúncio.

Compartilhar a notícia

Veja também
blob.html
FAMOSOS

Cantora Juliana Bonde viraliza com vídeos em site pornográfico

Dois dos vídeos já passam de 500 mil visualizações na plataforma

Léo Pereira vence disputa judicial e ex-esposa é condenada a pagar honorários
FAMOSOS

Léo Pereira vence disputa judicial e ex-esposa é condenada a pagar honorários

Jogador obtém vitória contra Tainá Castro Militão em processo de pensão alimentícia no Rio; valor inicial de R$ 2 milhões é descartado, e ex-mulher deve arcar com R$ 200 mil em custos.

FAMOSOS

Andressa Urach planeja abrir igreja e reforça independência financeira

A influenciadora prevê realizar o projeto em cerca de cinco anos, impulsionada por sua fé e propósito.

Ratinho enfrenta acusações de racismo após comentários sobre cabelo de bailarina
FAMOSOS

VÍDEO: Ratinho enfrenta acusações de racismo após comentários sobre cabelo de bailarina

Polêmica envolve apresentador e dançarina Cíntia Melo em episódio de crítica ao cabelo black power ao vivo

para você
saúde
SAúDE

Outono aumenta risco de alergias respiratórias em crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), cerca de 30% da população do país tem alguma alergia respiratória, o que prejudica a qualidade de vida das pessoas com sintomas desconfortáveis

Gripe aviária: Brasil tem 17 suspeitas em investigação e mais de 20 milhões de ovos destruídos
SAúDE

Gripe aviária: Brasil tem 17 suspeitas em investigação e mais de 20 milhões de ovos destruídos

Casos suspeitos incluem granjas comerciais, aves de subsistência e animais silvestres; único foco confirmado está no RS

Daniel Silveira
POLíTICA

Ex-deputado Daniel Silveira divide cela com Gabriel Monteiro, ex-vereador do Rio

Os dois estão no presídio conhecido como Bangu 8

Oferta
EDUCAçãO

Santana do Paraíso oferece bolsas de 100% para cursos de graduação

O programa social Bolsa Aprendizagem Profissional oferece 100 bolsas integrais para cursos de Gestão Pública, Gestão de RH, Serviço Social e Pedagogia