Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Governo Lula omite presença de acompanhante de Barroso em comitiva oficial

Viagem ao Vaticano para funeral do papa Francisco teve nomes não divulgados na lista oficial de integrantes

02/05/2025 às 13:40 por Redação Plox

A recente viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Vaticano para acompanhar o funeral do papa Francisco, realizado no último sábado (26), em Roma, está gerando críticas e levantando questionamentos sobre a transparência do governo federal.


Imagem Foto: Presidência

Isso porque a lista oficial de integrantes da comitiva brasileira, divulgada pelo Palácio do Planalto, não corresponde à quantidade de pessoas registradas nas imagens feitas durante o desembarque da delegação em solo italiano. Apesar de a Presidência ter informado que a comitiva era formada por 20 pessoas, entre elas Lula, a primeira-dama Janja, ministros, parlamentares e o assessor especial Celso Amorim, outras figuras também estiveram presentes na aeronave militar KC-30.


Uma das presenças que não constava na relação oficial foi a da procuradora da Fazenda Nacional, Rita Nolasco, companheira do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Ela foi vista ao lado do magistrado no momento em que deixavam o avião, mas seu nome não apareceu na lista divulgada à imprensa.


Além de Rita Nolasco, outras pessoas também embarcaram na viagem sem ter suas participações registradas oficialmente. Entre elas, está a tesoureira do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleide Andrade. Imagens também mostraram a presença de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e atualmente ligado a uma secretaria no Ministério do Trabalho. Seu nome também foi omitido do comunicado oficial.


A prática de omitir nomes de acompanhantes e assessores em viagens internacionais, embora não inédita, reacende a preocupação com a transparência no uso de recursos públicos, sobretudo quando envolve o uso da aeronave presidencial

.

A lista oficial informada pelo governo incluiu: o presidente Lula; a primeira-dama Rosângela da Silva (Janja); o presidente do STF, Luís Roberto Barroso; os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Ricardo Lewandowski (Justiça), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos); além de parlamentares como Davi Alcolumbre, Hugo Motta, Renan Calheiros, Leila Barros, Soraya Thronicke, Luis Tibé, Odair Cunha, Padre João, Reimont, Luiz Gastão, Dagoberto Nogueira e Professora Goreth; e Celso Amorim, assessor especial da Presidência.


A discrepância entre a lista divulgada e os rostos capturados nas imagens amplia o debate sobre a prestação de contas em viagens oficiais, especialmente quando envolvem altos gastos e deslocamentos em aviões da Força Aérea Brasileira.


Compartilhar a notícia

para você
ESPORTES

Brasil vence Nigéria na estreia do futebol feminino nas Olimpíadas de Paris

Seleção feminina garante vitória por 1 a 0 com gol de Gabi Nunes e se prepara para enfrentar o Japão na próxima rodada

GERAL

Cãozinho com intestino preso se empolga após fazer cocô

A alegria é compartilhada até mesmo pelo canino, que mostra empolgação após colocar para fora o que o incomoda

SAMU anuncia concursos com 559 vagas no Leste de Minas; inscrições se encerram em abril
EMPREGO

SAMU anuncia concursos com 559 vagas no Leste de Minas; inscrições se encerram em abril

Seleção oferece oportunidades em diversos níveis de escolaridade em 33 cidades, com salários de até R$ 8.386,23.

18_04_2019_OBRAS_Assinatura da Ordem de Serviço para construção de muro de gabião na Av. Sanitária (3).jpg
GERAL

Fabriciano anuncia construção de muro para conter erosão na Avenida Sanitária

A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Dr. Marcos Vinícius, nessa quarta-feira