Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Minas Gerais decreta emergência em saúde diante do avanço de vírus respiratórios

Estado registra alta de internações e mortes por doenças respiratórias e mobiliza novas medidas para reforçar a rede de atendimento

02/05/2025 às 21:11 por Redação Plox

O mês de maio começou com um cenário preocupante para a saúde pública de Minas Gerais. Diante do crescimento acelerado de internações por doenças respiratórias, o governo estadual decretou situação de emergência para tentar conter o avanço dos casos e evitar a sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão, assinada pelo governador Romeu Zema nesta sexta-feira (2), foi anunciada pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.


Imagem Foto: Divulgação SESC MG

Segundo Baccheretti, o Estado se prepara para um mês desafiador, com o pico das infecções respiratórias como bronquiolite, influenza e covid-19. “Estamos preparados [para enfrentá-lo], mas ainda precisamos abrir novos serviços para atravessar este mês, que vai ser difícil”, declarou. O cenário é agravado pelo número expressivo de internações: entre janeiro e 26 de abril, já foram registrados 26.817 casos graves em hospitais da rede pública. Isso significa uma média de 233 solicitações de leitos por dia, o equivalente a 10 por hora.


As infecções resultaram, até o momento, em 397 mortes, ou cerca de três óbitos diários. A situação se mostra ainda mais crítica em alguns municípios, como Belo Horizonte, Contagem, Betim e Santa Luzia, que também declararam emergência municipal. No decreto estadual, o governo destaca a preocupação com o possível esgotamento da capacidade de resposta do SUS. Para o secretário, o novo status jurídico permitirá ações mais ágeis e efetivas, como a contratação emergencial de profissionais e abertura de leitos pela Fundação Hospitalar do Estado (Fhemig).


Além disso, o Estado irá disponibilizar recursos para que cidades mais afetadas, como Montes Claros, Governador Valadares, Januária, Diamantina e Coronel Fabriciano, ampliem sua capacidade de atendimento. “Temos recursos do Estado para a abertura de leitos clínicos. O município que estiver enfrentando um aumento atípico de casos, necessitando de novos leitos, terá acesso a esse recurso. Estamos em comunicação com os municípios para garantir que isso aconteça”, reforçou Baccheretti.


Como parte do enfrentamento, a vacinação ganha protagonismo. Minas Gerais recebeu 5,7 milhões de doses contra a influenza, destinadas à população acima de seis meses de idade. A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal. O esquema de imunização também recomenda a atualização da vacina contra a covid-19, já que cerca de um terço dos mineiros ainda não completou o esquema.


“Temos vacinas eficazes para a maioria das doenças respiratórias, como influenza e covid-19. A única exceção é o vírus sincicial (bronquiolite), que ainda não tem vacina disponível, mas é justamente um dos mais perigosos para bebês pequenos”, alertou Baccheretti.

Para garantir a imunização em massa, o Estado conta com 222 vacimóveis — vans adaptadas como salas de vacinação móveis — e promove campanhas em toda a rede pública. Simultaneamente, ações de qualificação dos profissionais do SUS têm sido promovidas por meio de treinamentos, webinários e aulas online com foco no diagnóstico e manejo clínico dessas doenças.


A estrutura assistencial também recebeu reforços. Em março, por exemplo, o Hospital Infantil João Paulo II, em Belo Horizonte, abriu 12 leitos semi-intensivos pediátricos e está preparado para ativar outros 10 leitos de CTI, caso a demanda aumente. A vigilância epidemiológica também atua fortemente por meio da Sala de Monitoramento de Vírus Respiratórios, que acompanha em tempo real a circulação dos vírus e embasa decisões estratégicas. O Comitê Estadual de Vírus Respiratórios se reúne quinzenalmente e pode intensificar os encontros conforme a evolução do cenário. A próxima reunião está prevista para o dia 24 de junho.


Com o sistema sob pressão, o governo mineiro aposta na mobilização conjunta entre Estado e municípios para vencer este período de alta sazonal. A recomendação da SES-MG é clara: manter a vacinação em dia e, ao menor sinal de sintomas, evitar o contato com outras pessoas, principalmente crianças e idosos, grupos mais vulneráveis às complicações das doenças respiratórias.


Compartilhar a notícia

Veja também
Colégio São Francisco Xavier celebra o Dia do Professor com homenagens e histórias inspiradoras
SAúDE

Colégio São Francisco Xavier celebra o Dia do Professor com homenagens e histórias inspiradoras

Educadores são reconhecidos pelo compromisso com a formação cidadã, excelência acadêmica e impacto social, em evento marcado por relatos de superação e agradecimentos

vacinação
SAúDE

Timóteo vacina contra Covid na sexta pessoas com 28 anos ou mais

Serão disponibilizados nove pontos de imunização

unha.jpg
SAúDE

Unhas também podem ser afetadas por câncer, explica dermatologista

Muitos acreditam que só aparecem nas unhas micose ou unha encravada

Associação Hospitalar Beneficente do Brasil é a escolhida para assumir a gestão do Hospital Maternidade de Timóteo.
SAúDE

Associação Hospitalar Beneficente do Brasil é a escolhida para assumir a gestão do Hospital Maternidade de Timóteo.

AHBB é escolhida após dispensa de chamamento e vai administrar unidade hospitalar por 12 meses

para você
Projeto 60+ Cultural abre vagas com academia exclusiva e oficinas gratuitas para idosos em Fabriciano
EDUCAçãO

Projeto 60+ Cultural abre vagas com academia exclusiva e oficinas gratuitas para idosos em Fabriciano

Nova edição do programa oferece atividades físicas, culturais e uma academia adaptada para a terceira idade

 Foto: Staff Images/Cruzeiro
ESPORTES

Cruzeiro enfrenta Grêmio buscando retomada no Brasileirão

Com desempenho superior fora de casa, Raposa busca superar fase complicada e Grêmio busca recuperação após eliminação na Copa do Brasil.

IMG_0864.JPG
LAZER

Escola de Música TOM abre inscrições para cursos em 2020 em Ipatinga

PRF
POLíCIA

Carro roubado no Leste de Minas é encontrado pela Polícia na Grande BH

Um homem, de 30 anos, e uma mulher, de 34 anos, estavam dentro do veículo no momento da abordagem