Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Deputados discutem proposta do acordo entre Governo de Minas e a Vale

O PL autoriza utilização de recursos do acordo judicial que busca a reparação dos danos pela barragem de Brumadinho

02/06/2021 às 13:18 por Redação Plox

A destinação de recursos previstos no acordo firmado entre o Governo de Minas e a mineradora Vale – e a própria tramitação da proposta – levaram parlamentares à tribuna do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante Reunião Ordinária nesta terça-feira (01). 

Além de obras nos hospitais regionais, já previstas no projeto, deputados defenderam também o financiamento de ações de combate à fome e o desenvolvimento de vacina contra o coronavírus, entre outros.

O Projeto de Lei  2.508/21 autoriza a utilização de recursos do acordo judicial que busca a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Ele foi recebido pelo Plenário em março e, conforme anúncio do presidente Agostinho Patrus (PV), terá a tramitação retomada agora, com prazo até 18/6 para apresentação de emendas parlamentares na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).

O deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania) divulgou áudio de entrevista do governador Romeu Zema (Novo) no qual o chefe do Executivo diz que alguns deputados parecem não estar de acordo com a proposta de destinar recursos para hospitais, estradas, escolas e equipamentos para a Polícia Militar. De forma irônica, Zema fala que a Assembleia não teve tempo para avaliar o projeto em 90 dias.

Tragédia em Brumadinho/Foto: Corpo de Bombeiros

O deputado Bartô (Novo) reforçou o desejo dos parlamentares de aprovarem o PL, mas destacou que faltou ao governador ouvir a Assembleia antes de fechar o acordo relativo a um “crime que atingiu todos os mineiros”.

Já a deputada Andréia de Jesus (Psol) defendeu, além de aportes para combate à fome e desenvolvimento de vacina, recursos para garantir direitos básicos como água a comunidades que hoje estão desassistidas. Esta, segundo ela, foi a demanda mais latente observada em diversas visitas feitas a comunidades quilombolas.

A deputada ainda acrescentou que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) tem vários programas paralisados por falta de recursos, entre os quais o de combate à escravidão e os de políticas de apoio ao imigrante e ao público LGBTQIA+. Andréia de Jesus também criticou a Copasa por não atender demandas básicas de prefeituras no prazo legal. Para ela, a estratégia do governo é esvaziar a empresa e facilitar sua privatização.

O Hospital Regional de Divinópolis, no Centro-Oeste, um dos possíveis beneficiados com recursos do PL, foi citado pelo deputado Carlos Pimenta (PDT). Ele destacou audiência pública realizada pouco antes da reunião de Plenário, que não foi conclusiva, e cobrou ações imediatas para o enfrentamento de uma possível terceira onda da pandemia de Covid-19 no Centro-Oeste e nas demais regiões de Minas. “Precisamos trazer o secretário de saúde aqui para nos informar sobre os estoques de oxigênio e de kits de intubação”, declarou.

Clique aqui para ler o texto do projeto. 
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Deputados querem anular decreto que amplia atuação de Janja no Planalto
POLíTICA

Deputados querem anular decreto que amplia atuação de Janja no Planalto

Oposição se mobiliza para barrar medida que formaliza presença da primeira-dama em estrutura oficial do governo

Indicação de Pacheco ao STF embaralha estratégia de Lula em Minas
POLíTICA

Indicação de Pacheco ao STF embaralha estratégia de Lula em Minas

Cenário político mineiro pode mudar caso senador deixe a disputa pelo governo em 2026

PT propõe aumento na taxação das bets com foco na seguridade social
POLíTICA

PT propõe aumento na taxação das bets com foco na seguridade social

Projeto de lei apresentado pela bancada petista na Câmara busca dobrar tributo sobre apostas online, após revés do governo com MP do IOF

Conselho de Ética adia votação e arquivamento de processo contra Eduardo Bolsonaro é sugerido
POLíTICA

Conselho de Ética adia votação e arquivamento de processo contra Eduardo Bolsonaro é sugerido

Relator se posiciona pelo arquivamento de uma das ações, mas decisão final ficou para a próxima reunião

para você