Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Ipatinga terá radares e fiscalização de avanço nos semáforos

Após aumento expressivo nos acidentes, prefeitura inicia contratação de empresa para fiscalização eletrônica e anuncia pacote de modernização da mobilidade urbana

02/07/2025 às 21:07 por Redação Plox

Após registrar cerca de 2,3 mil acidentes no primeiro semestre, a Prefeitura anunciou a instalação de radares e equipamentos de fiscalização eletrônica. Foi publicado nessa terça-feira (1º) o registro de preços para contratar uma empresa especializada em instalar e manter equipamentos de fiscalização eletrônica nas vias da cidade. A meta é coibir o avanço no sinal vermelho, o desrespeito às faixas de pedestres e o excesso de velocidade. As medidas fazem parte de um pacote para modernizar a mobilidade urbana e salvar vidas. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, justificou a instalação dos equipamentos. Veja os detalhes na Live.



Ainda de acordo com a prefeitura, entre os sistemas a serem implantados estão equipamentos para coibir o avanço de sinal vermelho, o desrespeito às faixas de pedestres e, de forma gradativa, o excesso de velocidade em locais com maior incidência de acidentes.


Imagem

Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Reginaldo Soares, os novos equipamentos trarão mais agilidade na tomada de decisões pela gestão municipal, ao mesmo tempo em que ajudarão a coibir infrações e garantirão mais fluidez e segurança no trânsito. “É uma forma de organizar melhor o tráfego, evitar abusos e preservar vidas”, afirmou.


Os números reforçam a urgência da medida. Enquanto 2024 fechou com 4.470 acidentes — sendo 1.463 com vítimas —, só nos primeiros seis meses de 2025 já foram registrados 2.300 acidentes, dos quais 724 resultaram em vítimas. O avanço de sinal e a falta de respeito às faixas de pedestres são, segundo as autoridades, os principais fatores por trás desses incidentes.


O secretário adjunto da Sescom, Júlio César Teodoro, enfatizou que a tecnologia será aliada na missão de combater comportamentos de risco. “Vamos intensificar a fiscalização para proteger vidas”, alertou.


Imagem Foto: PMI

Além da fiscalização eletrônica, a Prefeitura de Ipatinga executa uma série de outras ações voltadas à mobilidade urbana. Estão em andamento a troca completa do sistema semafórico, a revitalização da sinalização horizontal e vertical, e a renovação de toda a frota de ônibus do transporte coletivo, prevista até o fim deste ano.


Na próxima quinta-feira (3), será lançado o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que servirá de base para todas essas melhorias, com propostas para enfrentar os desafios da mobilidade de forma planejada e sustentável. O prefeito Gustavo Nunes ressaltou que o foco da gestão é garantir segurança e qualidade de vida. “Queremos salvar vidas e organizar o trânsito, especialmente nos cruzamentos e travessias de pedestres, onde ainda ocorrem muitos abusos”, declarou.




Compartilhar a notícia

Veja também
GERAL

Samarco, Vale, BHP e Renova são condenadas por “narrativa fantasiosa”

A sentença determina que as empresas e a fundação paguem R$ 56 milhões por danos materiais e morai

mega-sena.jpg
GERAL

Mega-Sena: prêmio estimado neste sábado é de R$ 90 milhões

Segundo a Caixa, os jogos podem ser feitos até as 19h

GERAL

Menino de 2 anos cai em buraco de quatro metros

A queda ocorreu em um buraco de obra com dimensões incomuns, o que exigiu habilidade técnica para retirar a criança sem causar novos riscos

Mais de 650 cidades em MG estão em alerta por fortes chuvas
GERAL

Mais de 650 cidades em MG estão em alerta por fortes chuvas

Inmet aponta risco de temporais e ventos intensos até terça-feira; Juiz de Fora, Varginha e BH estão na lista

para você
Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
POLíCIA

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco

Ônibus de turismo que voltava da Paraíba para a Bahia tombou após colisão com rochas; desgosto e comoção marcam acidente com vítimas fatais e dezenas de feridos

Escola onde estudaram Dilma e Getúlio rejeita modelo cívico-militar
EDUCAçãO

Escola onde estudaram Dilma e Getúlio rejeita modelo cívico-militar

Estadual Central, uma das mais tradicionais de BH, recusa adesão ao programa proposto pelo governo de Minas

Ronaldo anuncia saída do futebol e revela planos no tênis e padel
ESPORTES

Ronaldo anuncia saída do futebol e revela planos no tênis e padel

Fenômeno desiste de investir em clubes após experiências no Cruzeiro e Valladolid e pretende focar em projetos ligados ao tênis e padel nos próximos anos

Lula reage à derrota da MP do IOF e acusa oposição de prejudicar o povo
POLíTICA

Lula reage à derrota da MP do IOF e acusa oposição de prejudicar o povo

Presidente critica decisão da Câmara dos Deputados que retirou de pauta a medida provisória que previa taxação dos mais ricos e reforço nas contas públicas