Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Governo de Minas sanciona lei que vai facilitar a produção de cachaça e aguardente de cana no estado

Regulamentação estadual promete agilizar inspeção e impulsionar produtores artesanais

02/08/2025 às 17:39 por Redação Plox

A partir deste sábado (2), Minas Gerais conta com uma nova legislação que promete transformar o setor de bebidas artesanais no estado. Foi sancionada a Lei nº 25.424, que trata da inspeção e fiscalização de produtos de origem vegetal voltados à alimentação humana, o que inclui diretamente a tradicional cachaça e a aguardente de cana.


Imagem Foto: Divulgação/Agência Minas

Publicada no Diário Oficial do Estado, a nova regra estabelece critérios sanitários rigorosos que devem ser seguidos desde a etapa do engarrafamento até o acondicionamento dos produtos. Além disso, os produtores devem manter a documentação regularizada, sob o risco de sofrer penalidades que variam de multas até a suspensão total das atividades em casos mais graves.


Com a lei, espera-se uma significativa redução na burocracia para os fabricantes dessas bebidas típicas de Minas, que carregam grande valor cultural, gastronômico e histórico. A medida também dá mais autonomia ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que passa a ter um papel mais direto na fiscalização, diminuindo a dependência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).


Lucas Silva Ferreira Guimarães, gerente de inspeção de produtos de origem vegetal do IMA, destacou a relevância da iniciativa.
"Essa lei é de importância histórica para o estado, além de fazer com que inúmeros estabelecimentos que estão na fila, aguardando vistoria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), passem a ter os seus documentos analisados em um prazo menor, sobretudo pela capilaridade que o IMA tem\

.Segundo Guimarães, a medida também representa uma conquista social importante, pois beneficia economicamente pequenos e médios produtores que desejam operar de forma legalizada.
"Esse instrumento trará justiça social para os produtores que desejam produzir a bebida de forma regulamentada e sustentável em Minas Gerais\

, afirmou.

A expectativa do setor é que, com a nova regulamentação, haja uma valorização ainda maior da bebida, fortalecendo a identidade regional e ampliando o mercado para os produtores locais.


Compartilhar a notícia

para você
Foto: Divulgação/ Polícia Militar
POLíCIA

Gerente de Banco e Família Sequestradas em Ocorrência de 'Crime do Sapatinho' em Minas Gerais

Prática consiste em sequestrar gerente de um banco e forçá-lo a sacar dinheiro na agência

 Foto: Pixabay/Divulgação
GERAL

Inteligência artificial na análise de benefícios do INSS: avanço tecnológico ou obstáculo aos segurados?

Previdência amplia análise automática de benefícios com uso de inteligência artificial e tendência é aumentar o uso da tecnologia; saiba mais

escola
EDUCAçãO

Comunidade do Bairro Primavera comemora inauguração de creche em Timóteo

A nova unidade atende a uma antiga reivindicação dos moradores da região

LAZER

Como viver com estilo após os 50 e aproveitar a vida com plenitude

Descubra hábitos e atitudes que garantem bem-estar, elegância e vitalidade para uma "segunda idade adulta" mais saudável e feliz.