Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Uso excessivo de descongestionantes nasais: os riscos que você precisa conhecer

Dependência e complicações graves, como arritmia cardíaca, apontam para a necessidade de supervisão médica

02/09/2023 às 13:59 por Redação Plox

Em um país de clima diverso como o Brasil, é comum que muitas pessoas recorram a descongestionantes nasais para aliviar sintomas de nariz entupido, especialmente em condições de baixa umidade e baixas temperaturas. Contudo, o uso indiscriminado desses medicamentos pode resultar em dependência e complicações médicas graves, incluindo taquicardia e até morte.

 

Pixabay

Dependência é mais comum do que parece

Segundo dados do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas de São Paulo, o uso incorreto de descongestionantes nasais é a terceira principal causa de problemas relacionados a efeitos colaterais de medicamentos. Arnaldo Tamiso, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, ressalta que "É possível torna-se dependente do uso de todos os descongestionantes, sem exceção". A busca pelo alívio imediato leva muitos pacientes a um ciclo vicioso, aumentando o risco de efeitos adversos.

Como os descongestionantes funcionam e seus riscos

Esses medicamentos agem rapidamente para aliviar a congestão nasal ao contrair os vasos sanguíneos nas narinas. No entanto, o uso excessivo pode causar um fenômeno conhecido como "rinite medicamentosa", uma forma de irritação nasal que é uma reação adversa ao uso continuado do produto. Além disso, em casos mais graves, o uso desses produtos pode levar a complicações como taquicardia, hipertensão e até arritmia cardíaca.

O que fazer para evitar o vício

Para quem já está dependente, Arnaldo Tamiso sugere uma redução gradual da substância, misturando-a com soro fisiológico. Ele também enfatiza que a melhor alternativa varia de acordo com a causa da obstrução nasal do paciente. Em casos crônicos, a avaliação clínica seguida de cirurgia pode ser recomendada.

Conclusão

O acesso fácil aos descongestionantes nasais torna crucial o conhecimento sobre seus riscos. Especialistas alertam para a necessidade de supervisão médica e um uso criterioso desses medicamentos, para evitar a dependência e outros graves efeitos colaterais.

 

Compartilhar a notícia

para você
Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP
EDUCAçãO

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP

Criança de 9 anos precisou ser levada ao hospital após ser agredida dentro da sala de aula; caso aconteceu na escola municipal Mahatma Gandhi, no Jardim Melvi

usipa
ESPORTES

Nadador da equipe Sicoob Vale do Aço/Usipa conquista índice nacional no II Torneio Rio Doce

Outros seis índices estaduais foram conquistados

Seis ministros deixaram o STF antes da idade limite desde a redemocratização
POLíTICA

Seis ministros deixaram o STF antes da idade limite desde a redemocratização

Além de Barroso, outros magistrados anteciparam aposentadoria ou morreram antes dos 75 anos exigidos para saída compulsória

Suspeito de atirar em PM no pescoço durante abordagem é preso em SP
POLíCIA

Suspeito de atirar em PM no pescoço durante abordagem é preso em SP

Jovem de 20 anos foi detido um mês após atingir policial militar com disparo em Paraisópolis; vítima sobreviveu ao ataque