Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

CPMI pede prisão de Careca do INSS e outros investigados por fraudes

Relator Alfredo Gaspar solicitou prisão preventiva de mais de 20 nomes ligados ao esquema de descontos ilegais contra aposentados

02/09/2025 às 10:01 por Redação Plox

Na noite desta segunda-feira (1º), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas aprovou, por unanimidade, um ofício pedindo a prisão preventiva de mais de vinte investigados pela Polícia Federal. O principal alvo é Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como 'Careca do INSS'.


Imagem Foto: Agência Senado

O documento aprovado será encaminhado ao ministro André Mendonça, relator no Supremo Tribunal Federal (STF) do inquérito que trata das fraudes. Caberá a ele decidir se as prisões preventivas serão decretadas, já que a CPMI não possui competência para determinar esse tipo de medida — a comissão só pode prender em casos de flagrante.


Entre os nomes listados também está o de Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, que deixou o cargo após a operação Sem Desconto. Outros citados são André Paulo Felix Fidelis, ex-diretor de benefícios, e seu filho, o advogado Eric Douglas Martins Fidelis; além de Cecília Rodrigues Mota, advogada apontada como operadora responsável pelo pagamento de propinas a servidores.


A lista inclui ainda: Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, ex-procurador do INSS, sua esposa Thaisa Hoffmann Jonasson e a sócia Maria Paula Xavier da Fonseca Oliveira. Aparecem também Alexandre Guimarães, ex-diretor de governança do INSS, e empresários como Domingos Sávio de Castro, dono de empresas de telemarketing usadas nas fraudes.


Outros investigados são: Rubens Oliveira Costa, Milton Salvador de Almeida Junior e Romeu Carvalho Antunes, ligados ao Careca do INSS; Adelinon Rodrigues Júnior, operador de call center; Geovani Batista Spiecker, ex-diretor-substituto; além de servidores como Reinaldo Carlos Barroso de Almeida, Vanderlei Barbosa dos Santos e Jucimar Fonseca da Silva, afastados após a operação da PF.


O pedido também atinge o agente da Polícia Federal Philipe Roters Coutinho, apontado como participante do esquema, além dos empresários Maurício Camisotti e Márcio Alaor, envolvidos com fraudes em consignados.


A decisão da CPMI foi fundamentada nas informações apresentadas pelo advogado Eli Cohen, considerado peça central para a elucidação das fraudes. Cohen reuniu provas, prestou depoimento à comissão e apresentou notícia-crime detalhando os mecanismos utilizados para lesar os beneficiários do INSS.


"O ofício será entregue ao ministro André Mendonça, que tem a palavra final sobre as prisões preventivas\

, destacou o relator Alfredo Gaspar, deputado pelo União Brasil de Alagoas.

Com a votação, os próximos passos dependem agora do Supremo Tribunal Federal, que avaliará o material reunido pela CPMI e decidirá se os acusados terão a prisão preventiva decretada.


Compartilhar a notícia

Veja também
Nikolas provoca Moraes e pressiona por impeachment
POLíTICA

Nikolas provoca Moraes e pressiona por impeachment

Deputado critica ministro do STF em manifestação na Avenida Paulista e cobra ação de líderes do Congresso

trenzinho
POLíTICA

Câmara analisa PL que proíbe músicas com tema sexual nos Trenzinhos da Alegria em Fabriciano

O projeto visa “proibir quaisquer tipos de músicas sensuais, com conotação pejorativo, com palavras torpes, que induz a sexualidade, estimula orgia, erotismo e uso de drogas nos Trenzinhos da Alegria"

bolsonaro
POLíTICA

Com visto diplomático vencendo, Bolsonaro solicita visto de turista nos EUA

Presidente permanece na Flórida e não tem previsão de retorno ao Brasil

bolso.jpg
POLíTICA

Aliança pelo Brasil: coleta de assinaturas do partido de Bolsonaro em Ipatinga 

Legenda: A busca de assinaturas será intensificada  a partir desta semana

para você
sdsd
POLíCIA

Homem é morto a tiros vendendo churrasquinho em praça de Ipatinga

A Polícia Civil, após realizar a perícia no local do crime, recebeu informações anônimas apontando um possível suspeito

live_claudia_raia.jpg
FAMOSOS

Cláudia Raia conta bastidores de filme em que simulou sexo com um cavalo

Masci
ESPORTES

Conselheiros do Cruzeiro realizam vaquinha para ajudar ex-presidente do clube

De acordo com as informações, cerca de 40 conselheiros se reuniram e, somando os valores arrecadados, a vaquinha já possui mais de R$ 6 mil

Ônibus da Turma da Mônica chega ao Shopping Vale do Aço com atrações infantis gratuitas
LAZER

Ônibus da Turma da Mônica chega ao Shopping Vale do Aço com atrações infantis gratuitas

Veículo temático ficará estacionado neste sábado com programação especial para crianças, incluindo oficinas e brincadeiras