Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Casos de febre maculosa avançam em Minas e quatro mortes são confirmadas

Cidade de Caeté decreta emergência e suspende aulas após aumento de notificações; total de casos confirmados no estado chega a 29

02/10/2025 às 16:10 por Redação Plox

Minas Gerais enfrenta um novo avanço da febre maculosa, com a confirmação de quatro mortes e 29 casos da doença registrados em 2025, conforme dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no dia 1º de outubro. A taxa de letalidade, segundo o boletim, é de 13,7%.


Imagem Foto: SES-MG/Divulgação

Os óbitos ocorreram nas cidades de Caeté (dois casos), Pedro Leopoldo (um) e Matozinhos (um), todas localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além dos casos confirmados, outros 13 ainda estão sob investigação pelas autoridades de saúde do estado.



Diante do aumento expressivo de casos, o município de Caeté suspendeu as aulas em toda a rede municipal entre os dias 1º e 6 de outubro, incluindo dois sábados letivos anteriores. A cidade já havia declarado situação de emergência em saúde pública no dia 16 de setembro. Até o último relatório da prefeitura, havia 31 notificações: 10 ainda em investigação, 14 em tratamento, cinco descartadas, duas confirmadas e duas mortes registradas.


A febre maculosa é uma doença infecciosa grave, causada por bactérias do gênero Rickettsia, transmitidas por carrapatos infectados, especialmente o carrapato-estrela. Embora mais comum no período de seca, de abril a outubro, a doença pode ocorrer em qualquer época do ano.


O ciclo de transmissão se inicia quando o carrapato se infecta ao picar animais hospedeiros da bactéria, como as capivaras. Já no ser humano, os sintomas geralmente aparecem entre dois a 14 dias após a picada. A progressão da doença pode ser rápida e, sem tratamento adequado, o quadro pode se agravar até causar a morte.


Entre os principais sintomas estão: febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, dores musculares, diarreia, inchaço nas extremidades e manchas avermelhadas que se espalham pelo corpo, especialmente nas palmas das mãos e solas dos pés.


"A principal forma de evitar a febre maculosa é impedir o contato com carrapatos\

, alertou a SES-MG em nota. A pasta recomenda o uso de roupas claras, calçados fechados, meias de cano longo e repelentes à base de icaridina ao frequentar áreas de vegetação ou com presença de animais.

Medidas adicionais incluem a limpeza regular de quintais, capina de terrenos baldios e o uso de carrapaticidas em cães, bois e cavalos, sempre com orientação veterinária. Também é importante realizar a inspeção do corpo ao retornar de ambientes propensos à presença de carrapatos e remover qualquer um encontrado com o auxílio de pinças, evitando esmagá-los com as unhas.


Como forma de enfrentamento, a Secretaria de Saúde informa que mantém vigilância ativa dos casos, promove capacitações com profissionais da área, distribui materiais informativos e dá suporte às ações municipais de prevenção e controle.


Compartilhar a notícia

Veja também
crédito-pixabay.jpg
SAúDE

Usar palito de dente é perigoso para a saúde bucal

Apesar de integrar o rol de utensílios mais antigos já utilizados pelo homem, o palito de dente pode machucar a gengiva e facilitar o desenvolvimento de infecções

 Foto: Antonio Fuchs / Fiocruz
SAúDE

Alerta em Minas Gerais: alta no número de mortes por raiva em humanos

Após 10 anos sem registros, Estado confirma cinco óbitos desde 2022; especialistas enfatizam importância da vacinação

Ipatinga pede apoio regional para reduzir superlotação na UPA e amplia leitos
SAúDE

Ipatinga pede apoio regional para reduzir superlotação na UPA e amplia leitos

Com 11.400 atendimentos em maio, cidade busca descentralizar demanda e adota medidas emergenciais diante do aumento de casos respiratórios

lira-fabri.jpg
SAúDE

Fabriciano intensifica ações de prevenção e controle e infestação por Aedes aegypti

Levantamento foi realizado entre os dias 7 e 10 de outubro

para você
Pablo Marçal é condenado à inelegibilidade por 8 anos e multa de R$ 420 mil
POLíTICA

Pablo Marçal é condenado à inelegibilidade por 8 anos e multa de R$ 420 mil

Influenciador é punido por abuso de poder econômico nas eleições de 2024 e acumula duas condenações

Pix automático se torna obrigatório para cobranças recorrentes
ECONOMIA

Pix automático se torna obrigatório para cobranças recorrentes

Nova regra entra em vigor em outubro e exige autorização prévia do cliente no aplicativo para débitos interbancários com empresas

Uso de IA cresce entre alunos do ensino médio sem orientação das escolas
EDUCAçãO

Uso de IA cresce entre alunos do ensino médio sem orientação das escolas

Pesquisa mostra que maioria dos estudantes já utiliza ferramentas como ChatGPT e Gemini, mas poucos recebem suporte adequado

POLíCIA

Estudante de medicina é morto por PM em SP; família acusa abuso de autoridade

Pai da vítima lamenta ação violenta que tirou a vida do jovem; caso está sendo investigado pela Polícia Militar e Polícia Civil.