Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Justiça da Itália recusa pedido de prisão feito por Moraes contra ex-assessor

Tribunal italiano nega extradição e impõe medidas cautelares a Eduardo Tagliaferro, que permanece em liberdade no país

02/10/2025 às 10:41 por Redação Plox

A Justiça italiana negou, nesta quarta-feira (1º), o pedido de prisão feito pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra seu ex-assessor Eduardo Tagliaferro. O Tribunal de Apelação de Catanzaro, localizado na região da Calábria, considerou que as medidas cautelares seriam suficientes e decidiu não acatar o pedido de extradição formulado com base nas acusações feitas pelo Ministério Público brasileiro.


Imagem Foto: Reprodução Instagram

Tagliaferro está morando na cidade de Torano Castello, na província de Cosenza, e se encontra na Itália pelo menos desde julho, quando deixou o Brasil após se tornar alvo de uma investigação da Polícia Federal. Ele é acusado de vazar conversas internas que envolviam assessores ligados a investigações contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.


A denúncia partiu do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e, a partir dela, Moraes solicitou a extradição do ex-assessor. A ação surpreendeu Tagliaferro, que foi abordado pela polícia italiana em sua residência, onde foi informado sobre as medidas que seriam aplicadas.


Apesar da detenção momentânea, o tribunal entendeu que não havia justificativa para a prisão. O entendimento dos magistrados foi de que, mesmo diante da acusação, o investigado não apresentou qualquer indício de fuga ou tentativa de ocultação de paradeiro. Assim, decidiu-se pela imposição de restrições, como a proibição de sair da cidade sem autorização judicial, entrega do passaporte e determinação de um horário fixo para que ele esteja em casa para possíveis fiscalizações policiais.


“A exigência de permanecer dentro dos limites do país, juntamente com a proibição de sair do país, parece ser uma medida necessária e suficiente para evitar o risco de novas remoções”, destacou a decisão italiana.

A defesa de Eduardo Tagliaferro, conduzida pelo advogado Eduardo Kuntz, rebateu a iniciativa brasileira, classificando o pedido como “arbitrário e impertinente”. Segundo ele, o ex-assessor não está foragido e vive legalmente na Itália, tendo sido abordado em sua própria casa, o que demonstra sua disposição de colaborar com as autoridades.


“Agora, finalmente, esperamos que o processo secreto possa ser disponibilizado para as medidas cabíveis em defesa dos direitos e garantias do sr. Tagliaferro”, declarou o advogado em nota.


Com isso, o ex-assessor de Moraes continua em liberdade em solo italiano, enquanto a solicitação de extradição segue barrada pela Justiça europeia.


Compartilhar a notícia

para você
GERAL

Lei Maria da Penha passa a proteger também casais homoafetivos e mulheres trans

Decisão unânime do STF amplia o alcance da legislação contra violência doméstica para homens gays, travestis e transexuais.

aaaa
ESPORTES

Cruzeiro anuncia contratação do atacante argentino Álvaro Barreal

Embora anunciado, Barreal ainda aguarda a regularização de seu contrato no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para estar apto a competir.

Maisa Silva.jpg
FAMOSOS

Após desentendimento na web, Maisa Silva aparece ao lado do namorado

Maisa Silva recentemente se envolveu em uma grande polêmica

cruzeiro
ESPORTES

Cruzeiro confirma patrocínio da Cimed

A farmacêutica que é conhecida por sua forte identidade visual na cor amarela, será responsável por fornecer produtos de vitaminas e suplementação sem custo para os atletas do Cruzeiro