Política
Publicidade PUBLICIDADE

‘Careca do INSS’ é transferido para a Papuda após suspeita de fraudes

Empresário Antônio Carlos Camilo Antunes é acusado de comandar esquema de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.

02/11/2025 às 15:35 por Redação Plox

O empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, foi transferido esta semana para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Detido desde 12 de setembro na Superintendência da Polícia Federal, também no Distrito Federal, Antunes é acusado de envolvimento em um esquema que realizava descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.

O lobista e empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como

O lobista e empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", durante seu depoimento à CPMI do INSS

Foto: Agência Senado


Fraude envolvia empresas e associações de fachada

De acordo com a investigação da Polícia Federal, Antunes operava um sistema de fraudes que descontava mensalidades associativas dos beneficiários sem autorização. A suspeita é que ele utilizava empresas e associações de fachada para movimentar recursos e dar aparência de legalidade às cobranças.

Advogado deixa defesa antes de novas diligências

Até o último dia 20, “Careca do INSS” era defendido pelo advogado criminalista Cleber Lopes. O defensor deixou o caso alegando motivos de foro íntimo, em um momento em que o inquérito avançava e havia expectativa de novas diligências.

Apurações continuam sob sigilo

As investigações seguem em sigilo e a Polícia Federal busca identificar outros possíveis envolvidos no esquema, que teria movimentado valores significativos por meio de descontos automáticos em folhas de pagamentos.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a