Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Unidade de Oncologia do HMC amplia atendimentos

Além dos pacientes diagnosticados com a doença, os que possuem alta suspeita oncológica também poderão ser atendidos na Oncologia do HMC

02/12/2019 às 20:28 por Redação Plox

Com objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre as formas de prevenção do câncer e de tratamento da doença, no dia 27 de novembro foi celebrado no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data tem o objetivo de reforçar a importância de evitar comportamentos que podem contribuir para a manifestação da doença - considerada a segunda que mais mata no Brasil e no mundo - como fumar, consumir bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação inadequada.

Desde que incorporou a Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha em 2011, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) não poupa esforços para oferecer a população do Leste um tratamento de excelência do câncer. Referência em tratamento da doença para cerca de 1,5 milhão de habitantes de 88 municípios, a Unidade se compromete com a causa do Combate ao Câncer e amplia o acesso aos pacientes. A partir deste ano, os pacientes que possuem alta suspeita oncológica também podem ser encaminhados para a Unidade. O objetivo é garantir que ainda mais pessoas tenham acesso rápido e de excelência ao tratamento médico e recebam o diagnóstico precoce do câncer.

hmc Unidade de Oncologia do HMC amplia atendimentos a pacientes que possuem alta suspeita oncológica. Foto: Divulgação

Cerca de 80% dos atendimentos realizados no local são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes são atendidos de forma integrada e multidisciplinar, com envolvimento de todos os setores e profissionais, garantindo ainda mais efetividade no tratamento. Diante de alta suspeita clínica de câncer detectada durante o atendimento na Unidade Básica de Saúde, o médico deve seguir os critérios do protocolo de atendimento e regulação e encaminhar o paciente a Unidade de Oncologia do HMC.

Os pacientes serão acolhidos por uma equipe preparada para atender casos de suspeita de câncer. “Receber o diagnóstico de um câncer não é fácil, mas aumentam as chances de cura quando o paciente for diagnosticado precocemente com a doença e iniciar o tratamento. Com a ampliação do atendimento, além de recebermos os pacientes que já passaram pela biópsia e já receberam o diagnóstico, também vamos atender aqueles com suspeita oncológica fundamentada para realizarmos a conclusão diagnóstica”, afirma Luciano de Souza Viana, coordenador médico da Unidade de Oncologia do HMC.

No último ano foram realizados quase 200 mil atendimentos de quimioterapia, radioterapia, consultas e exames de medicina nuclear Unidade de Oncologia do HMC, o que demonstra a sua importância para a região. “Oferecemos um serviço de excelência às pessoas que precisam e, ter a oportunidade de atender ainda mais pacientes é gratificante, pois mais vidas podem ser salvas. O nosso objetivo é tratar o paciente para ele tenha condições de se reabilitar, retornar as suas atividades após o tratamento e seguir com saúde”, conclui a gerente da Unidade de Oncologia do HMC, Ledvânia Chaves Ribeiro.

Compartilhar a notícia

Veja também
BH vacinará toda população adulta contra covid até 4 de setembro
SAúDE

BH vacinará toda população adulta contra covid até 4 de setembro

Cronograma foi divulgado pela prefeitura e vale para aplicação de, pelo menos, a primeira dose. Haverá vacinação aos domingos

Paciente atira tijolo após ter atestado médico negado em UPA de MG
SAúDE

Paciente atira tijolo após ter atestado médico negado em UPA de MG

Homem fugiu após quebrar vidro da recepção com tijolo; ninguém ficou ferido e Polícia Militar realiza buscas

alimentação
SAúDE

6 dicas para controlar a compulsão alimentar; confira

De acordo com um estudo publicado no "Journal of Clinical Nutrition", uma dieta rica em proteínas pode contribuir significativamente para a sensação de saciedade

Foto: Reprodução / Tik Tok
SAúDE

Especialistas alertam sobre riscos de procedimento de mudança de cor dos olhos

Apesar de procedimento em Nova York ter viralizado, médicos brasileiros questionam a segurança da técnica de queratopigmentação.