Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Tecnologia usada para o crime facilita furto e desmanche de Hilux por criminosos

Quadrilha especializada revende peças no mercado clandestino e já fez 31 vítimas apenas neste ano. Polícia investiga grupo há mais de um ano.

03/02/2025 às 15:58 por Redação Plox

Uma quadrilha especializada no furto de Toyota Hilux tem utilizado um verdadeiro arsenal de dispositivos eletrônicos para facilitar a ação criminosa e dificultar a recuperação dos veículos. Entre os equipamentos usados pelo grupo estão bloqueadores de rastreadores, dispositivos que ligam os carros sem chave e aparelhos para cópia de chaves. O foco da organização criminosa é desmontar os veículos e revender as peças no mercado paralelo.

Foto: Polícia Civil de Minas Gerais / Divulgação

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a quadrilha há mais de um ano e já identificou pelo menos 31 vítimas somente em 2025. Segundo o delegado Felype Utsch, da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (DEICTRAN), o grupo é bem equipado e ataca onde houver uma Hilux disponível.

Galpão usado para desmanche

Na última semana, os investigadores localizaram um galpão onde dois mecânicos realizavam o desmonte dos carros furtados. No local, além de diversas peças automotivas, foram apreendidos equipamentos utilizados para tornar os roubos mais rápidos e eficientes.

Entre os dispositivos apreendidos estava um bloqueador de rastreador conectado à centralina do veículo, equipamento responsável pelo controle de diversos sistemas do carro. Com esse dispositivo, os criminosos conseguem desativar qualquer rastreador instalado pelo proprietário ou pela seguradora, impedindo que o veículo seja localizado após o furto.

“Quando chegamos ao galpão, identificamos o veículo furtado e rapidamente encontramos o aparelho plugado na centralina. Ele inibe o rastreamento, que é instalado por um seguro ou de forma particular, e assim, auxilia na ação, na agilidade do furto por parte dos bandidos”, explicou o delegado Utsch.

Facilidade na obtenção dos bloqueadores

Apesar de ser ilegal, o bloqueador de rastreador pode ser encontrado facilmente no mercado clandestino. Além disso, uma rápida busca em plataformas de e-commerce revela que esses dispositivos também estão à venda por preços acessíveis. Em um site de compras legalizado, por exemplo, um desses bloqueadores pode ser adquirido por apenas R$ 68.

A facilidade na obtenção desse equipamento contrasta com o alto valor do seguro para uma Hilux zero-quilômetro, que chega, em média, a R$ 20 mil.

Compartilhar a notícia

Para você
Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes durante show em Brasília

Ministro do STF foi ovacionado pela plateia após ser citado pela cantora, que dedicou o espetáculo a ele e reforçou críticas à anistia

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Acidente em obra da Petrobras na Coreia do Sul mata trabalhador brasileiro
EMPREGO

Acidente em obra da Petrobras na Coreia do Sul mata trabalhador brasileiro

Rodrigo Reis caiu no mar após colapso de estrutura da P-79 durante teste de carga; outros operários também ficaram feridos

Ano de 2026 terá feriados prolongados em sua maioria
LAZER

Ano de 2026 terá feriados prolongados em sua maioria

Seis datas nacionais vão cair em segundas ou sextas-feiras, abrindo espaço para emendas com fins de semana