Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Educação
Volta às aulas em Ipatinga tem adiamento em escolas afetadas pelas chuvas; saiba mais
Rede municipal retoma atividades no dia 5 de fevereiro, mas unidades afetadas por enchentes começam em 12 de fevereiro
03/02/2025 às 14:05por Redação Plox
03/02/2025 às 14:05
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A volta às aulas na rede municipal de Ipatinga será marcada por ajustes devido às fortes chuvas que atingiram a cidade no início de janeiro. Enquanto a maioria das escolas recebe os estudantes já na próxima quarta-feira, 5 de fevereiro, algumas unidades precisarão de mais tempo para reabrir. Três escolas e um polo de ensino integral retomarão as atividades apenas no dia 12 de fevereiro, devido a danos causados pelas inundações.
Foto: Divulgação/PMI
Impacto das chuvas no calendário escolar
Os estragos afetaram diretamente o Polo Integral 7 de Outubro, no Veneza, que foi totalmente inundado, comprometendo equipamentos e mobiliário. Além disso, a Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, no bairro Bethânia, precisou ser usada como ponto de apoio da Defesa Civil, o que também atrasou a retomada das aulas. Outras unidades afetadas foram a Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus e a Escola Municipal Infantil 7 de Outubro, que ainda passam por ajustes.
O prefeito Gustavo Nunes destacou que equipes da Prefeitura trabalham para reduzir os impactos no ano letivo. “Estamos fazendo o possível para garantir a segurança e a qualidade do ensino para todos os alunos, reduzindo o impacto no retorno às aulas”, afirmou.
Foto: Divulgação/PMI
Educação em tempo integral segue calendário diferenciado
A rede de ensino em tempo integral de Ipatinga, que segue um modelo pedagógico interligado, também terá o reinício das aulas no dia 12 de fevereiro. Segundo Gustavo Nunes, esse adiamento se deve ao fato de que as atividades dos polos são complementares e não podem ser realizadas separadamente.
Expectativa para o novo ano letivo
Mesmo com os desafios causados pelas chuvas, o ano letivo é aguardado com grande expectativa por cerca de 24 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, composta por 47 escolas e 33 creches conveniadas.
A secretária adjunta de Educação, Ana Cristina Abreu, ressaltou a importância da parceria entre famílias e escolas para garantir um ensino de qualidade. “Neste momento de abertura de mais um ano letivo, reafirmamos a importância da parceria família e escola, que, somando-se ao esforço e à dedicação de nossas equipes, nos fazem ter a certeza de que teremos mais um ano de educação de excelência”, afirmou.
Para esclarecer eventuais dúvidas, a comunidade pode entrar em contato com a Secretaria de Educação pelo telefone (31) 3829-8035.