Mega-Sena sorteia nesta terça prêmio estimado em R$ 130 milhões em São Paulo
Sorteio acontece às 21h em São Paulo; apostas custam a partir de R$ 6 e podem ser feitas até as 20h
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou as indicações de uso da semaglutida, princípio ativo presente em medicamentos como Wegovy e Ozempic, já conhecidos pelo uso no controle do diabetes tipo 2 e no tratamento da obesidade.
Caneta de Ozempic
Foto: Reprodução
De acordo com a agência reguladora, o Wegovy passa a ser indicado para a redução do risco de eventos cardiovasculares adversos maiores, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), em adultos com doença cardiovascular estabelecida e que também tenham obesidade ou sobrepeso.
Um estudo citado pela Anvisa mostrou que, quando associado a uma dieta hipocalórica e ao aumento da atividade física, o uso de semaglutida ajudou a diminuir o risco de ocorrência desses eventos. Essas condições estão relacionadas à morte de cerca de 400 mil brasileiros por ano.
O Ozempic, por sua vez, teve a indicação estendida para o tratamento de doença renal crônica em pessoas que já vivem com diabetes tipo 2. No Brasil, aproximadamente 29% dos pacientes em diálise são diabéticos, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Quando utilizado em conjunto com a terapia padrão para a doença, o medicamento contribuiu para reduzir a progressão da insuficiência renal e também a ocorrência de mortes associadas a eventos cardiovasculares graves, reforçando o potencial da semaglutida no cuidado integrado de pacientes com quadros complexos.