Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Como identificar e lidar com taxas de importação em compras na Shein

Produtos comprados da China correm risco de receber taxa de importação quando chegarem ao Brasil

04/04/2023 às 01:13 por Redação Plox

A Shein, popular loja online de roupas baratas, tem conquistado muitos brasileiros. Por ser uma empresa internacional, as compras estão sujeitas à taxação de importação ao chegarem ao Brasil. Devido à crescente preocupação do governo federal com a fiscalização desses produtos, muitos clientes têm dúvidas sobre como proceder em caso de taxação.

Governo brasileiro e a fiscalização de importações

O governo do presidente Lula alega que empresas como Shein e Aliexpress não recolhem os impostos de importação devidos. O presidente afirmou: "Eu quero uma relação extraordinária com os chineses, a melhor possível, mas não podemos aceitar que as pessoas fiquem vendendo para cá sem pagar imposto". A questão pode ser discutida na reforma tributária, especialmente na criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

Verificando se sua compra foi taxada

Para saber se sua encomenda foi taxada, acompanhe o rastreamento pelos Correios ou por aplicativos de rastreio. Caso haja impostos pendentes, o status será "Aguardando pagamento". No site dos Correios, acesse "Minhas Importações" e faça login. As encomendas que precisam de liberação serão exibidas com um ícone laranja.

Procedimento em caso de taxação

Se optar por pagar a taxa, gere um boleto e efetue o pagamento. Após gerar o boleto, não é possível recusar a encomenda, sendo necessário realizar o pagamento.

Contestando o valor da taxa

Caso discorde do valor cobrado, entre na área "Minhas Importações" e solicite a revisão de tributos. Será necessário apresentar documentos que comprovem o valor total da compra.

Recusando a encomenda e solicitando reembolso

Se não desejar pagar a taxa, recuse a encomenda através do site dos Correios e envie um e-mail para o suporte da Shein ([email protected]) solicitando o reembolso. Inclua um print mostrando a recusa da taxa e o número do pedido.

Reembolso de taxas pela Shein

A Shein divide o valor da taxa com o cliente, ou seja, paga 50% do valor. Após efetuar o pagamento junto aos Correios e receber a encomenda, envie o comprovante de pagamento e o documento DIS (Demonstrativo de Impostos e Serviços) para o e-mail de suporte da Shein.

O prazo de reembolso na carteira Shein é de até 24 horas, enquanto nos demais métodos pode variar de 2 a 15 dias úteis.

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: CNA/Divulgação
ECONOMIA

Preço do 'cafezinho fora de casa' sobe mais que inflação em 2023

A alta no preço do café fora de casa é resultado de diferentes pressões no mercado. A última safra foi prejudicada por fatores climáticos, o que elevou os preços

ECONOMIA

Golpe do FGTS cresce e utiliza dados de vítimas para empréstimos fraudulentos

Criminosos têm usado dados pessoais de trabalhadores para aplicar golpes envolvendo o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), resultando em saques não autorizados e empréstimos fraudulentos que deixam vítimas com dívidas inesperadas.

Maria-Angélica-e-Gláucio-Júnior.jpg
ECONOMIA

Gláucio Sathler assume presidência interina da Acicel-CDL Fabriciano

O presidente do Conselho Superior da ACICEL-CDL, Gláucio Sathler Júnior, empresário das Óticas Maria José, assume a condução da entidade até o final do processo eleitoral.

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
ECONOMIA

Apostadores de Minas Gerais acertam a Quina da Mega-Sena

Concurso 2697 não tem ganhadores do prêmio principal, mas distribui ganhos significativos para 11 apostas mineiras