Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Lazer

Cinderella, o Musical da Broadway, Oswaldo Montenegro, Cia Deborah Colker e comédia no Instituto Usiminas

Programação de maio traz também atividades gratuitas, como Aventura no Viveiro, visitas mediadas, oficinas, Circuito Comunidade e muito mais

03/05/2022 às 20:15 por Redação Plox

O Instituto Usiminas preparou uma programação imperdível para o mês de maio. Espetáculos de companhias que passaram por palcos internacionais e atividades gratuitas para públicos de todas as idades se divertirem estão entre as atrações deste mês. Além da superprodução “Cinderella, o Musical da Broadway”, que marca os 60 anos da Usiminas, a programação traz também o show com Oswaldo Montenegro, a Cia. de Dança Deborah Colker, a comédia Rose a doméstica do Brasil e o stand up de Stevan Gaipo, o grupo Giramundo Teatro de Bonecos, a Orquestra de Câmara do Vale do Aço (MG) e diversas atividades da Ação Educativa do Instituto Usiminas.

Foto: Divulgação

 

Os ingressos para os espetáculos estão à venda no site Eventim, que pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/ingressosIU

Celebrando os 60 anos da Usiminas, o musical infantil “Cinderella, o Musical da Broadway” chega ao Vale do Aço, nos dias 12 e 13/5 (quinta e sexta), às 19h, e 14 e 15/5 (sábado e domingo), às 14h e às 19h, no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Uma das mais famosas histórias da literatura universal retorna aos palcos de Minas, com uma mini turnê, que começa por Ipatinga. A turnê tem patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O Teatro do Centro Cultural Usiminas recebe, nesta terça e quarta (03 e 04), às 20h30, o espetáculo de Dança Contemporânea “Cura”, da Companhia de Dança Deborah Colker (RJ). O espetáculo tem trilha original de Carlinhos Brown, direção de arte de Gringo Cardia e a dramaturgia é assinada pelo rabino Nilton Bonder. 

Foto: Divulgação

 

Neste sábado (7/5), às 20h, e domingo (8/5), às 19h, será a vez do teatro de comédia “Rose, a doméstica do Brasil” promete arrancar boas risadas de quem estiver na plateia. Depois do enorme sucesso de cinco temporadas em São Paulo e importantes cidades do Brasil, o espetáculo volta aos palcos em turnê de despedida. No dia 21/5 (sábado), às 20h, o humorista Stevan Gaipo sobe ao palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas para o show solo de comédia stand up “Literalmente Falando”. 

Os amantes da MPB do Vale do Aço têm um encontro com o cantor Oswaldo Montenegro no show da sua nova turnê "Lembrei de Nós", no dia 19/5 (quinta), às 20h, também no Teatro do Centro Cultural Usiminas. Em um tom intimista, o cantor e compositor reveza a viola, o violão e o piano, interage com a plateia e transforma o show num momento especial entre músico e plateia. 

Foto: Divulgação

 

Festival da Criança

O grupo Giramundo Teatro de Bonecos retorna ao palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas para o Festival da Criança, trazendo o espetáculo “O Baú de Fundo Fundo”, no dia 20/5 (sexta), às 19h30. O espetáculo apresenta uma coleção de tradicionais casos, brincadeiras, cantigas de roda, histórias, lendas e adivinhas, coletados com interesse na preservação da cultura popular. O Festival da Criança tem patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Classificação: livre. Idade mínima de pagantes: 3 anos. 

Atividades Educativas

A Ação Educativa do Instituto Usiminas promove diversas atrações para as famílias. Nesta sexta (6/5), às 19h, a programação de maio será aberta com a Visita Noturna ao Centro de Memória Usiminas. A visita propõe descobrir outras formas de estar e perceber o memorial, que apresenta um novo cenário ao anoitecer. No sábado (7/5), às 15h30, tem o Arte em Família “Zoom in - Zoom out: experimentos em fotografia”, no Centro de Memória Usiminas, convida os participantes a criarem um ensaio fotográfico a partir de instruções poéticas.

No dia 21/5, o Arte em Família traz a “Oficina de Caricaturas”, às 15h30, no Centro Cultural Usiminas. Inspirada na exposição "Cinco anos de Humor Gráfico", os participantes serão convidados a experimentar essa técnica de desenho em uma oficina de auto-retratos que usa elementos do humor para produzir imagens divertidas e imprevistas. A exposição, que reúne 500 charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos que mostram a evolução das artes gráficas ao longo desse tempo e tem a curadoria do jornalista Paulo Bonfá, pode ser visitada de terça a sexta, das 12h às 20h, no Centro Cultural Usiminas. 

A jornada do aço será apresentada para a comunidade em Histórias do Aço, no dia 14/5 (sábado), às 8h e às 14h, em uma visita guiada pela contadora de histórias Flora Manga e com a oficina de pintura com a artista Rosane Dias, que usa tintas sustentáveis produzidas com agregado siderúrgico. As experiências ao livre estão de volta com o “Aventura no Viveiro”, que será no dia 24/5 (terça), com sessões às  8h e 14h, no Viveiro de Mudas da Usiminas. O espaço de educação ambiental e preservação será apresentado por Flora Manga em uma visita repleta de ludicidade e muitas histórias. 

Para participar das atividades da Ação Educativa do Instituto Usiminas, basta fazer o agendamento gratuito pelo whatsapp: (31) 98437-3330. O programa educativo tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Ópera e show itinerante

Nos dias 27 e 28/5 (sexta e sábado), às 20h, a Orquestra de Câmara do Vale do Aço traz novamente uma obra operística para o Teatro do Centro Cultural Usiminas, com a ópera “Bastien und Bastienne de Mozart”, com participação dos cantores Melina Peixoto (soprano), Márcio Bocca (tenor) e Thiago Roussin (baixo). A direção artística é de Francisco Mayrinck e regência do maestro: Vinícius Saturnino Chaves. A Orquestra de Câmara do Vale do Aço tem patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

O Circuito Comunidade Ipatinga apresenta mais uma edição do show Clássicos do Rock, com os músicos Júnio Endrik e Nagib Benevenuto, no dia 29/5 (domingo), das 9h às 11h, no  bairro Bela Vista. O repertório do duo conta com músicas das bandas que tornaram o estilo reconhecido mundialmente como The Beatles, Rolling Stones, Supertramp, Eagles. O Circuito Comunidade Ipatinga é uma realização da Usiminas e do Instituto Usiminas. 
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Parque Ipanema
LAZER

Ipatinga se destaca como destino turístico ao integrar o Mapa do Turismo Brasileiro em 2023

Mapa do Turismo Brasileiro tem, neste ano, 2.477 municípios e 335 regiões turísticas em todo o país que têm vocação ou são impactados pelo setor de viagens

ss
LAZER

Filme "Nosso Lar 2" alcança sucesso em estreia nos cinemas brasileiros

O filme dirigido por Wagner de Assis e estrelado por Edson Celulari registra melhor abertura nacional desde 2019

LAZER

Gino e Geno e outros artistas foram atração da festa de São João em São João do Oriente

A tradicional festa ocorreu entre os dias 20 e 23 de junho

Instituto Usiminas oferece atividades culturais gratuitas em setembro
LAZER

Instituto Usiminas oferece atividades culturais gratuitas em setembro

Oficinas de arte, experiências ambientais e passeio turístico estão entre os destaques da programação do mês

para você
Valdemar confirma Bolsonaro como único plano para 2026
POLíTICA

Valdemar confirma Bolsonaro como único plano para 2026

Presidente do PL afirma que o partido aposta totalmente na candidatura do ex-presidente e descarta alternativas

Lula sanciona Estatuto Digital para proteger crianças nas redes
POLíTICA

Lula sanciona Estatuto Digital para proteger crianças nas redes

Nova lei impõe regras a plataformas digitais para combater exposição precoce e proteger dados de menores

Governo libera 2 mil vagas em concursos públicos
EMPREGO

Governo libera 2 mil vagas em concursos públicos

Portarias autorizam seleção para cargos no INSS, ministérios, agências reguladoras e Forças Armadas

prisão
GERAL

Câmara aprova projeto que acaba com saídas temporárias de presos

Texto aprovado prevê a revogação de todas as possibilidades de saída, que atualmente estão disponíveis para condenados em regime semiaberto, como visita à família durante feriados, frequência a cursos e participação em atividades