Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Governo de Minas lança sistema estadual de identificação de animais domésticos

Novo sistema permite que municípios, entidades, clínicas e unidades móveis de esterilização registrem gratuitamente os dados de animais domésticos e cuidadores

03/05/2022 às 17:27 por Redação Plox

Minas Gerais lançou nessa segunda-feira (2) o Sistema de Identificação de Animais Domésticos, primeiro banco de dados público do Brasil desenvolvido por um governo estadual para controle e monitoramento de espécies da fauna doméstica. A iniciativa integra as ações do Programa Estadual de Microchipagem “Conheça seu Amigo”, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Clique aqui para acessar o sistema.

O novo sistema permite que municípios, entidades protetoras, clínicas veterinárias e unidades móveis de esterilização registrem gratuitamente os dados de animais domésticos, bem como de seus cuidadores, sejam eles tutores (pessoa física) ou instituições de proteção animal. As informações estarão disponíveis a qualquer cidadão, por meio de consulta pública.

Foto: Divulgação / Semad

 

“Os dados registrados no Sistema de Identificação Animal irão auxiliar municípios, governo e entidades protetoras na tomada de decisões e elaboração de políticas públicas que visem melhorias na relação homem-animal-ambiente, constituindo uma importante ferramenta de gestão da fauna em Minas Gerais”, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Para acessar o sistema, cada município deverá solicitar a criação de usuário junto à Semad a partir do e-mail [email protected], informando nome completo, CPF, e-mail, data de nascimento e cargo público do usuário cadastrado. Os municípios serão responsáveis também pela inclusão de parceiros, como clínicas veterinárias, organizações da sociedade civil e unidades móveis de castração, que atuem em seu território.

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, lembra que, ao implementar o sistema, o Governo de Minas atua não apenas de forma pioneira, mas atende também a legislação prevista pela Lei Estadual 21.970, que dispõe sobre a proteção, a identificação e o controle populacional de cães e gatos.

“Em seu Artigo 3º, a Lei 21.970 afirma que compete ao Estado disponibilizar sistema de banco de dados padronizado e acessível que armazene as informações disponíveis a partir de processos de identificação eletrônica”, explica o subsecretário.

De acordo com a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), a identificação e microchipagem de animais permite, entre outros benefícios, o monitoramento do tamanho da população regional e localmente, o dimensionamento de animais nas vias públicas e o manejo ambiental e identificação dos guardiões de cada animal. Além de ser uma importante ferramenta para o planejamento urbano, o bem-estar animal e o combate ao abandono.

Conheça seu Amigo

Implementado em março deste ano, o Programa Estadual de Microchipagem “Conheça seu Amigo” realizou a doação, pelo Estado, de 63 mil microchips de identificação e aparelhos leitores a 74 municípios mineiros em sua primeira fase de execução.

Os microchips estão sendo implantados em cães e gatos provenientes de comunidades de baixa renda, em situação de rua, disponíveis para adoção sob tutela de Organizações da Sociedade Civil ou integrantes de áreas prioritárias de superpopulação animal.

Compartilhar a notícia

Veja também
face.jpg
GERAL

“Seu filho é problemático”, mãe de autista recebe mensagem de outra mãe negando convite para festa

Ela ainda disse que "as outras crianças vão ficar incomodadas", por isso não o convidaria

vfv
GERAL

"Operação Alerta Verde" intensifica vistorias em lotes de Coronel Fabriciano

Prefeitura e Bombeiros se unem em ação preventiva contra incêndios em terrenos vagos

Foto: PMMG/Divulgação
GERAL

Adolescente acerta irmão com tiro acidental no Triângulo Mineiro

Após o disparo, o jovem de 13 anos foi prontamente socorrido e está, atualmente, internado em estado grave no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

1_anderson-11977552.jpg
GERAL

Caso Flordelis: único filho biológico de pastor clama por justiça

Em uma publicação na rede social, ele chegou a clamar por Justiça "doa a quem doer"

para você
filme
LAZER

Fim de semana com Cine Cultura na Fundação Aperam Acesita

A Fundação Aperam Acesita realiza neste fim de semana mais uma edição do Cine Cultura. Com entrada gratuita, a mostra tem como objetivo promover o acesso à cultura, lazer e entretenimento para a comunidade.

Mulher é morta com agressões no rosto e companheiro confessa crime em Teófilo Otoni
POLíCIA

Mulher é morta com agressões no rosto e companheiro confessa crime em Teófilo Otoni

Corpo de Érika Vidal foi encontrado em matagal às margens da BR-116, em Teófilo Otoni; suspeito alegou ciúmes e foi preso em flagrante

edenilson
ESPORTES

Galo anuncia Edenilson como reforço para 2023

O jogador chega com um contrato de dois anos

Moraes acelera processo contra Eduardo Bolsonaro e ordena notificação por edital
POLíTICA

Moraes acelera processo contra Eduardo Bolsonaro e ordena notificação por edital

Deputado está nos Estados Unidos desde fevereiro, e, segundo Moraes, usa o exílio para repetir condutas criminosas e escapar da Justiça brasileira