Messias diz que é preciso ‘coragem para defender princípios’
Advogado-geral da União se manifestou nas redes após derrota por 42 a 34; Planalto ainda avalia quando fará nova indicação para vaga deixada por Barroso
03/05/2026 às 09:58por Redação Plox
03/05/2026 às 09:58
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O advogado-geral da União, Jorge Messias, se manifestou nas redes sociais neste sábado (2) após ter a indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitada pelo plenário do Senado. Ele publicou uma imagem feita com inteligência artificial e afirmou ser “preciso coragem para defender princípios” que não são populares.
Jorge Messias na sabatina ao STF na CCJ do Senado
Foto: • Andressa Anholete/Agência Senad
Publicação nas redes após derrota no Senado
Quando a coragem fala mais alto que o aplauso, é aí que começa a verdadeira história. Firme nos princípios, guiado pelo propósito. O que fazemos hoje ecoa no amanhã
Jorge Messias
A manifestação ocorre dias depois de o Senado negar a nomeação de Messias para a Corte, em um episódio descrito como histórico, já que não ocorria desde 1894.*
Como foi a votação e o que acontece agora
Messias foi rejeitado por 42 votos a 34 no plenário do Senado, após ter a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Com a decisão, Lula terá de enviar um novo nome para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo.
Planalto avalia próximos passos, diz apuração
Segundo apurou a Itatiaia, o Palácio do Planalto ainda não definiu como seguirá com a indicação ao STF. A avaliação envolve a possibilidade de aguardar um cenário político mais favorável, possivelmente após as eleições, ou de fazer uma nova indicação nas próximas semanas.
Rejeição ocorre em meio a tensão com o Senado
A derrota de Messias acontece em um momento de instabilidade na relação entre Lula e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O parlamentar é apontado como articulador da rejeição, já que teria demonstrado preferência pela indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD), descrito como seu aliado de primeira hora.
Inicialmente preterido por Lula, Pacheco é visto por petistas como pré-candidato ao Governo de Minas Gerais. O senador, no entanto, ainda não deixou claro qual caminho pretende seguir nas eleições de outubro, se disputará o pleito ou se deixará a vida pública para retornar à advocacia.