Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Trabalhadores CLT e entregadores de app terão acesso a empréstimo consignado

Senado aprova MP que amplia crédito consignado para o setor privado e inclui motoristas e entregadores de aplicativo; proposta segue para sanção

03/07/2025 às 11:04 por Redação Plox

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (2), a Medida Provisória (MP) 1292/2025, que trata da ampliação do acesso ao empréstimo consignado para trabalhadores do setor privado. O texto, que agora segue para a sanção presidencial, não implicará impacto fiscal, conforme o relatório apresentado.



Imagem Foto: Marcelo Casa/Agencia Brasil


Com a medida, trabalhadores com carteira assinada (CLT), empregados domésticos, trabalhadores rurais e diretores não empregados com direito ao FGTS passam a ter acesso facilitado ao crédito consignado. A proposta também inclui motoristas e entregadores de aplicativos, adicionados ao texto durante a tramitação na comissão especial do Congresso.


A operação poderá ser realizada por meio de plataformas digitais, com canais dos bancos ou diretamente pelo aplicativo da carteira de trabalho. Após a solicitação, as ofertas de empréstimo são disponibilizadas ao trabalhador em até 24 horas.


Apesar do avanço, a proposta gerou críticas entre parlamentares da oposição. Rogério Marinho (PL-RN), líder oposicionista no Senado, manifestou preocupação com o possível aumento do endividamento da população. Ele destacou os riscos de inadimplência e as taxas de juros consideradas abusivas como pontos negativos da medida.


Inicialmente publicada em março, a MP perderia a validade caso não fosse aprovada até o dia 9 de julho. Segundo o governo, o potencial de ampliação do crédito é significativo. De acordo com estimativas do Ministério da Fazenda, o volume de crédito disponível para o setor privado pode saltar de R$ 40 bilhões para R$ 120 bilhões. O ministro Fernando Haddad classificou a medida como um passo revolucionário, capaz de beneficiar até 47 milhões de pessoas com taxas de juros reduzidas em até 50% no crédito pessoal.


Compartilhar a notícia

Veja também
ECONOMIA

CVM confirma ao STF que Ternium não assumiu controle ao entrar na Usiminas

Ternium se defende de multa controversa imposta por 3ª Turma do STJ

ECONOMIA

Líderes do G20 aprovam taxação dos super-ricos em cúpula no Rio

Declaração final destaca tributação progressiva e combate à desigualdade global, além de lançar aliança para erradicar a fome.

PIX
ECONOMIA

Tributos federais poderão ser pagos utilizando o Pix

Segundo o Governo, o contribuinte poderá pagar o Darf utilizando a ferramenta

ECONOMIA

Shopee inaugura três novas unidades de distribuição em Minas e amplia presença no estado

Marketplace já possui 11 centros de distribuição no Brasil e mais de 100 hubs logísticos, com novas operações em Barbacena, Ubá e Extrema.

para você
Foto: Reprodução/Pixabay
EDUCAçãO

Lacuna na educação: ausência de dados de frequência escolar de beneficiários do Bolsa Família

Quase 19,2 milhões de pessoas que deveriam estar sob vigilância, dados de frequência escolar para 5,2 milhões estavam ausentes, o que equivale a 27,47% deste público.

Fazendas de Brumadinho recebem circuito de turismo rural com vivências nas férias
LAZER

Fazendas de Brumadinho recebem circuito de turismo rural com vivências nas férias

Circuito inédito será realizado nos dias 19 e 20 de julho, com vivências em fazendas, oficinas, degustações e imersão na cultura e sabores de Minas

Bebê é abandonado, atacado por cães e encontrado com parte da orelha e dos pés amputados
POLíCIA

Bebê é abandonado, atacado por cães e encontrado com parte da orelha e dos pés amputados

Recém-nascido foi encontrado com parte da orelha e dos pés amputados em Angelândia. Três pessoas da mesma família estão detidas por tentativa de homicídio qualificado.

Mendonça e Marques são únicos a votarem contra prisão de Daniel Silveira no STF
POLíTICA

Mendonça e Marques são únicos a votarem contra prisão de Daniel Silveira no STF

Ministros indicados por Bolsonaro divergem do Supremo e defendem justificativas do ex-deputado para descumprimento de medidas cautelares