Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

NASA alerta para colapso do oxigênio na Terra e extinção da vida

Pesquisadores preveem desaparecimento gradual do oxigênio devido à evolução do Sol, tornando o planeta inabitável em um bilhão de anos

03/08/2025 às 16:18 por Redação Plox

A atmosfera terrestre, que há cerca de 2,4 bilhões de anos passou a conter oxigênio suficiente para permitir o surgimento da vida complexa, pode estar com os dias contados — ao menos no que diz respeito à sua capacidade de sustentar formas de vida como conhecemos hoje.


Imagem Foto: Reprodução

Pesquisadores da Universidade Toho, no Japão, em colaboração com a NASA, simularam a evolução de longo prazo da atmosfera do planeta. O resultado do estudo aponta que, com o aumento natural da temperatura do Sol ao longo dos próximos milênios, o oxigênio tenderá a desaparecer de forma gradual, alterando completamente a composição atmosférica da Terra.


Esse processo, segundo os cientistas, deve começar em cerca de 10 mil anos. A redução dos níveis de dióxido de carbono (CO2) provocada pelo aquecimento solar comprometerá diretamente a fotossíntese das plantas, o que significa a interrupção da produção de oxigênio. Sem esse gás vital, a camada de ozônio também deixaria de existir, deixando o planeta vulnerável à radiação solar extrema.


Como consequência, a atmosfera terrestre passaria a conter altas concentrações de metano, tornando-se tóxica para a maioria dos organismos vivos. A vida complexa, como a conhecemos, estaria condenada à extinção. Apenas alguns microrganismos anaeróbicos — que não dependem de oxigênio para sobreviver — teriam chance de continuar existindo nesse novo ambiente hostil.


“O planeta provavelmente será habitado apenas por formas de vida anaeróbicas após a Grande Desoxigenação”, explicou Kazumi Ozaki, professor assistente da Universidade Toho. Ele descreve o futuro cenário como um processo de “asfixia”, que não será causado por um evento catastrófico repentino, mas sim por mudanças naturais e lentas na composição atmosférica.


A previsão é de que o oxigênio atinja níveis um milhão de vezes menores do que os atuais ao longo de aproximadamente um bilhão de anos, tornando irreversível o fim da habitabilidade do planeta. Ainda que a humanidade provavelmente não esteja presente para testemunhar esse colapso, os cientistas destacam que o estudo serve como alerta: mesmo planetas habitáveis possuem prazo de validade.


A pesquisa reforça a importância de refletirmos sobre a forma como tratamos o meio ambiente, uma vez que, mesmo diante de um futuro distante, a compreensão da fragilidade do equilíbrio ecológico pode influenciar as ações humanas no presente.


Compartilhar a notícia

Veja também
GERAL

Ajudôu e Emalto entregam uniformes gratuitos para alunos de projeto de futebol em Timóteo

Cerimônia reforça inclusão social e celebra avanços no esporte para crianças e adolescentes.

Fernando Frazão/Agência Brasil
GERAL

Minas Gerais implementa tecnologia de reconhecimento facial no carnaval

Iniciativa visa identificar foragidos da justiça e desaparecidos entre os foliões, aumentando a segurança do evento

Najila.jpg
GERAL

Najila Trindade é acusada de denunciação caluniosa e extorsão pelo MP

Caso a Justiça receba a denúncia, Najila passará a ser ré no processo

bolsonaro-chegada-ipa.jpg
GERAL

Bolsonaro chega em Ipatinga para retomada de Alto-Forno da Usiminas

Alê Silva e Cabo Junio, ambos deputados federais, vieram com o presidente para o evento na Usiminas

para você
Brasileira eleita Miss Alemanha
FAMOSOS

Brasileira é eleita Miss Alemanha 2022

Domitila Barros é nascida no Recife e se mudou para o país europeu em 2006

Ipaba celebra 33 anos com shows gratuitos e programação para toda a família
LAZER

Ipaba celebra 33 anos com shows gratuitos e programação para toda a família

Evento reúne atrações como Felipe Araújo, Ferrugem e Thalles Roberto no Estádio Manoel Carreiro entre os dias 16 e 18 de maio

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
EMPREGO

Recoloca Rio Doce tem 170 vagas de emprego para os Vales do Aço, Rio Doce e Mucuri

As vagas disponíveis são para diversos cargos, como servente de campo, vendedor, coordenador de qualidade, instalador em telecomunicações, coordenador de projetos, consultor de seguros e educador físico

cruzeiro-x-atletico-mg-03092015_rwdxnklqz0lw1awsf0gqsyyw7.jpg
ESPORTES

Galo e Raposa disputam título mineiro de olho na Libertadores