Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Governo de MG finaliza venda de ações da Companhia Brasileira de Lítio

Os acionistas controladores da CBL exerceram direito de preferência e adquiriram parte que era da Codemge

03/10/2022 às 17:36 por Redação Plox

O Governo de Minas Gerais, através por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), vendeu sua parte das ações da Companhia Brasileira de Lítio (CBL). Os acionistas controladores da CBL formalizaram a compra de 33,33% das ações, que eram da Codemge.

A assinatura do livro de ações que transfere a titularidade foi realizada em 30/9 no escritório da CBL, em São Paulo (goveSP). Os acionistas controladores manifestaram a intenção de exercer o direito de preferência para aquisição das ações após a conclusão do procedimento competitivo realizado pela Codemge, em julho deste ano. A manifestação é prevista no acordo de acionistas. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a operação em 19/9.

Foto: divulgação/ Codemge

 

Procedimento competitivo

Durante o procedimento de venda de sua participação acionária na CBL, a Codemge recebeu duas propostas do mercado. A vencedora ofereceu lance de R$ 125/ação, totalizando a quantia de R$ 208 milhões.

Ao exercer o direito de preferência, os acionistas controladores da CBL adquiriram a participação nas mesmas condições da proposta selecionada.

A alienação das ações da CBL faz parte das iniciativas do Programa de Gestão de Portfólio da Codemge, que reavalia a carteira de ativos da companhia, visando à maior eficiência, à economicidade e ao retorno para Minas Gerais.

 

CBL

Única produtora integrada (mineração – beneficiamento – compostos químicos) de produtos de lítio fora da China, produz principalmente concentrado de espodumênio (mineral fonte de lítio), carbonato de lítio e hidróxido de lítio.  Possui unidade de mineração em Araçuaí/MG e planta de processamento químico em Divisa Alegre/MG, no Vale do Jequitinhonha. Os produtos de lítio da CBL são aplicados em diversas indústrias, como a de baterias, fármacos, graxas lubrificantes, metalurgia e cerâmica, entre outras.  

Compartilhar a notícia

para você