Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Governo age para comprar novo avião para lula após problema técnico

Presidente considera atual aeronave obsoleta e defende a aquisição de um modelo mais moderno e confortável.

03/10/2024 às 12:03 por Redação Plox

A falha técnica no avião presidencial nesta terça-feira (1º) deixou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva insatisfeito. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o presidente não ficou contente com a falta de conectividade da aeronave durante o ocorrido.

Fontes próximas ao governo informaram que Lula considera a aeronave, adquirida há 18 anos, ultrapassada. Assim, o governo está se movimentando para comprar um novo avião presidencial. Desde o início de seu mandato, em 2023, o presidente já manifestava o desejo de substituir a aeronave atual por uma mais ampla e confortável.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Após o problema técnico em um dos motores, que fez o avião voar em círculos por cinco horas para gastar combustível, a primeira-dama, Janja da Silva, sugeriu que a comitiva passasse mais uma noite no México. No entanto, Lula, irritado, decidiu continuar a viagem no mesmo dia, embarcando no avião reserva que estava à espera no aeroporto.

O problema começou com um forte ruído logo após a decolagem. Preocupado, Lula foi até a cabine de comando e foi informado de que um motor poderia ter sido atingido por um pássaro, causando o problema. O comandante avisou que o pouso só seria realizado quando houvesse segurança e o peso ideal.

Além de Lula e da primeira-dama, estavam a bordo os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Cida Gonçalves (Mulheres), o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, e as senadoras Soraya Thronicke e Teresa Leitão, entre outros auxiliares do governo.

A situação reacendeu as discussões sobre a compra de um novo avião ou a reforma das aeronaves em uso pela Força Aérea Brasileira (FAB). O ex-presidente Jair Bolsonaro adquiriu jatos da companhia Azul, mas adaptá-los para uso presidencial seria caro, o que poderia impactar a popularidade de Lula.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, interrompeu suas férias nos Estados Unidos e está retornando ao Brasil para iniciar estudos sobre a possível compra de uma nova aeronave. Ele discutirá o assunto com Lula e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno.

“Não podemos mais expor o presidente a riscos”, afirmou uma fonte do alto escalão à jornalista Raquel Landim, do UOL. “Agora, ninguém mais vai questionar essa despesa”, completou.

Desde o início do terceiro mandato, Lula já demonstrava interesse em substituir o A319-ACJ, conhecido como "AeroLula", comprado em 2005 por US$ 167 milhões. O plano atual seria adquirir um jato maior, como o A-330, que oferece mais espaço e conforto, incluindo suíte com cama de casal, banheiro com chuveiro, gabinete de trabalho e cerca de 100 poltronas semi-leito.

Compartilhar a notícia

Veja também
STF notifica Eduardo Bolsonaro por edital após denúncia da PGR
POLíTICA

STF notifica Eduardo Bolsonaro por edital após denúncia da PGR

Deputado federal tem 15 dias para se manifestar sobre acusação de coação à Justiça feita pela PGR; notificação ocorreu por edital devido à sua permanência nos EUA

Entidade critica protagonismo trans em conferência do Ministério da Mulher
POLíTICA

Entidade critica protagonismo trans em conferência do Ministério da Mulher

Associação Matria denuncia apagamento de mulheres biológicas em evento oficial e relata hostilidade contra sua diretora

Janja realiza sete encontros com evangélicas em três meses para aproximar governo do público religioso
POLíTICA

Janja realiza sete encontros com evangélicas em três meses para aproximar governo do público religioso

Primeira-dama percorreu diferentes estados e participou até de culto em Nova Iorque como parte da estratégia do PT para reduzir rejeição entre evangélicos

CPI da Pandemia
POLíTICA

CPI analisa plano de trabalho nesta quinta e pode começar a votar requerimentos

Os requerimentos podem ser encaminhados para análise até as 14h de hoje