Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Ciro Nogueira dá prazo final para Fufuca deixar governo Lula

Ministro do Esporte é pressionado pelo PP a abandonar o cargo até terça-feira, sob risco de punições internas no partido

03/10/2025 às 16:10 por Redação Plox

A pressão política dentro do Partido Progressistas (PP) se intensificou nos últimos dias, com o presidente da legenda, senador Ciro Nogueira (PI), impondo um prazo definitivo para o ministro do Esporte, André Fufuca, deixar o governo Lula. De acordo com o ultimato, Fufuca tem até a próxima terça-feira, dia 9 de outubro, para oficializar sua saída da pasta.


Imagem Foto: Edwin Coutinho / Ministério do Esporte

Caso o ministro opte por permanecer no governo, corre o risco de sofrer punições internas, como a perda do comando do diretório estadual do PP no Maranhão, estado onde é uma das principais lideranças. “Fufuca terá que fazer uma escolha definitiva entre permanecer como integrante do partido ou manter sua posição no governo até a próxima semana. [...] Eu duvido que ele prefira perder o comando do partido dele do que ficar no governo”, declarou Ciro Nogueira em entrevista à CNN, na quinta-feira (2/10).


Inicialmente, o partido havia estabelecido como prazo limite o dia 30 de setembro, mas decidiu estender o período por mais uma semana. Agora, segundo Ciro, uma nova prorrogação está descartada. O PP, junto ao União Brasil, já anunciou oficialmente seu desligamento da base do governo federal, com o objetivo de se posicionar como oposição para as eleições de 2026.


Fufuca, no entanto, ainda não deu sinais de que pretende deixar o cargo. Com planos de disputar uma vaga ao Senado pelo Maranhão, o ministro avalia que manter o apoio do presidente Lula seria crucial em sua campanha. Ele, inclusive, já declarou voto em Lula para o próximo pleito presidencial.


O impasse coloca Fufuca em um dilema: romper com o partido ou arriscar sua candidatura ao Senado sem o apoio do PP. Ceder às exigências da legenda significaria perder influência no governo, mas permanecer no ministério pode gerar retaliações internas e enfraquecer sua posição eleitoral no estado.


O cenário se repete com o ministro do Turismo, Celso Sabino, filiado ao União Brasil. Ele também foi incluído no ultimato dado pelas legendas e deve oficializar sua saída após compromissos agendados com o presidente Lula em Belém (PA), nesta sexta-feira (3/10).


A movimentação do PP e do União Brasil está ligada à articulação de apoio a uma possível candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência da República. Ambas as siglas se preparam para integrar a oposição e reposicionar suas bancadas para o novo ciclo eleitoral.


Enquanto isso, Fufuca segue no centro das atenções, tentando equilibrar os interesses políticos do partido e sua estratégia pessoal para 2026. O desfecho dessa disputa interna pode ter impacto direto nos rumos do governo e nas alianças da base aliada de Lula.


Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Número de pessoas em situação de rua cresce três vezes mais sob o governo Lula

Aumento de famílias vivendo nas ruas salta de 194,3 mil para 291,4 mil em um ano e meio

Sóstenes acusa Moraes de perseguição e reforça apoio a Bolsonaro
POLíTICA

Sóstenes acusa Moraes de perseguição e reforça apoio a Bolsonaro

Deputado do PL afirma que decisões judiciais contra o ex-presidente têm caráter político e defende que só Bolsonaro decidirá sobre 2026

Dilma.jpg
POLíTICA

Dilma Rousseff será indenizada por uso indevido de sua imagem

Justiça condenou cursinho por exercício abusivo do direito à livre expressão

Justiça torna inelegíveis três políticos do RJ por esquema de fake news
POLíTICA

Justiça torna inelegíveis três políticos do RJ por esquema de fake news

Deputado federal Bebeto, deputado estadual Valdecy da Saúde e ex-prefeito Doutor João são condenados por abuso de poder e uso de recursos públicos para manipular eleições

para você
SAúDE

Instituto mário penna transforma hospital luxemburgo em unidade 100% SUS

Hospital em Belo Horizonte ampliará leitos e especialidades para atender pacientes em situação de vulnerabilidade

Polícia prende presidente de torcida do Flamengo por morte de vascaíno
ESPORTES

Polícia prende presidente de torcida do Flamengo por morte de vascaíno

Operação no Rio de Janeiro deteve seis suspeitos, incluindo o líder da organizada, por envolvimento na morte de torcedor do Vasco durante briga em Oswaldo Cruz

Tiago Iorc é internado com crise de hérnia e faz alerta sobre saúde
FAMOSOS

Tiago Iorc é internado com crise de hérnia e faz alerta sobre saúde

Cantor relata internação de emergência após dores severas na cervical e pede atenção dos fãs com a postura e bem-estar

EMPREGO

Copasa abre inscrições para estágio com vagas em diversas áreas

Inscrições vão até 22 de setembro; oportunidades para níveis técnico e superior com início previsto para novembro