Extra

Superlua ilumina o céu do Brasil nesta quarta-feira, 5 de novembro

Fenômeno astronômico torna a Lua cheia até 14% maior e 30% mais brilhante; observação será possível ao anoitecer, se o tempo permitir

03/11/2025 às 08:51 por Redação Plox

Uma nova superlua poderá ser observada no céu de todo o Brasil e em várias partes do mundo nesta quarta-feira (5), se as condições climáticas permitirem. O fenômeno, que chama a atenção pela aparência maior e mais brilhante da Lua, ocorre quando a fase cheia está próxima ao perigeu, o ponto em que o satélite natural chega mais perto da Terra durante sua órbita.

Lua cheia extraordinária

Lua cheia extraordinária

Foto: TV Globo/Reprodução

Segunda superlua do ano

Esta será a segunda e penúltima superlua prevista para 2025. Embora o termo não seja amplamente utilizado pela comunidade astronômica, a expressão “superlua” passou a fazer parte do vocabulário popular para descrever a Lua cheia que se apresenta mais imponente no céu por conta da proximidade com a Terra.

Melhor momento para observação

O espetáculo será mais fácil de ser visto ao anoitecer. O horário exato da aparição da Lua cheia varia conforme o fuso horário de cada região, mas em Brasília, por exemplo, estima-se que o fenômeno seja perceptível por volta das 18h45 em São Paulo, 18h14 em Belém e 17h28 no Recife. Não é preciso qualquer equipamento especial para apreciar a superlua — a olho nu, a experiência já é surpreendente.

Origem do termo e critérios para superluas

A definição de superlua não é oficial entre astrônomos. O termo foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979 e, desde então, tornou-se popular, sendo incorporado por alguns sites e plataformas de divulgação científica. Ainda assim, os critérios sobre o que realmente configura uma superlua são alvo de discussões e não há consenso na área.

Se a lua cheia ocorre próximo ao perigeu, ela é chamada de superlua. O quão próximo depende da órbita que a Lua segue naquele momento, mas em termos gerais irá equivaler a uma distância menor do que 360.000 km da Terra – Helio J. Rocha-Pinto, diretor do Observatório do Valongo da UFRJ

Entenda as diferenças

Tecnicamente, o instante em que a Lua está completamente cheia é breve. No entanto, a olho nu, ela pode aparentar esse formato durante vários dias seguidos. Uma superlua só acontece quando a Lua cheia está perto do perigeu.

Durante esse período, o satélite pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante em relação ao apogeu — ponto mais distante da Terra, conhecido como “microlua”. Assim, nem toda Lua cheia é considerada uma superlua.

Calendário das superluas em 2025

De acordo com informações do Observatório Nacional, três superluas estão previstas para ocorrer no ano de 2025:

  • 6 de outubro
  • 5 de novembro
  • 4 de dezembro
    Com informações relatadas pelo portal G1.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a