Extra

Inmet emite novos alertas de tempestade para todo o estado de Minas Gerais

Região Metropolitana de BH é dividida entre alertas laranja e amarelo após noite de forte chuva com quedas de árvores, postes e falta de energia em diversos pontos da capital

03/12/2025 às 08:31 por Redação Plox

Sob alerta desde a manhã desta terça-feira (2), todo o estado de Minas Gerais está sob novos avisos de “perigo” e “perigo potencial” emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por causa de chuvas intensas e tempestades previstas até as 10h desta quarta-feira (3).

Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e Nova Lima estão sob aviso laranja, que aponta risco elevado, enquanto cidades como Matozinhos e Pedro Leopoldo foram incluídas no aviso amarelo, de perigo menor, porém ainda significativo

Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e Nova Lima estão sob aviso laranja, que aponta risco elevado, enquanto cidades como Matozinhos e Pedro Leopoldo foram incluídas no aviso amarelo, de perigo menor, porém ainda significativo

Foto: Divulgação


A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi dividida em dois níveis de atenção. A capital mineira, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e Nova Lima estão incluídas no aviso laranja, que indica risco elevado. Já municípios como Matozinhos e Pedro Leopoldo aparecem no aviso amarelo, de menor, porém ainda relevante, potencial de perigo.

Temporal provoca danos e interrompe energia

Os novos alertas foram emitidos após a forte chuva registrada na noite anterior, que causou queda de árvores e postes, além de interrupções no fornecimento de energia em diferentes áreas de Belo Horizonte. O desligamento da fiação em pontos onde cabos se romperam agravou a situação.

Nas áreas sob aviso laranja, que incluem parte da Grande BH, além do Sul de Minas e da Zona da Mata, o Inmet aponta possibilidade de 30 a 60 mm de chuva por hora ou 50 a 100 mm no dia, com ventos entre 60 e 100 km/h e chance de granizo.

Ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros

Até a tarde desta terça, o Corpo de Bombeiros contabilizou 34 vistorias em árvores com risco de queda, 12 árvores caídas em vias públicas e outras 10 que atingiram residências.

Orientações em caso de temporais

Entre as recomendações do Inmet para períodos de rajadas de vento, está evitar abrigo sob árvores e não estacionar veículos perto de torres de transmissão ou outdoors. Se possível, a orientação é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em caso de emergência ou necessidade de orientação, a população deve buscar ajuda junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a