Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Polícia
PF cumpre mandados no Vale do Aço contra grupo que promovia migração ilegal para os EUA
Ação da Polícia Federal cumpre mandados em Ipatinga e Santana do Paraíso para desarticular esquema que teria enviado ao menos 63 migrantes aos Estados Unidos por rotas clandestinas na América Central; Justiça bloqueia R$ 8,1 milhões em bens
03/12/2025 às 07:54por Redação Plox
03/12/2025 às 07:54
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Ipatinga/MG – A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (3), a Operação Monterrey, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no envio ilegal de migrantes para o exterior mediante pagamento.
Com base nessa apuração inicial, foram identificados outros suspeitos que atuavam em conjunto no esquema criminoso
Foto: Divulgação
As investigações começaram após a PF receber denúncia sobre a atuação de um contrabandista de pessoas em Ipatinga/MG, apontado como responsável por enviar brasileiros de forma irregular para os Estados Unidos. A partir dessa apuração inicial, foram identificados outros envolvidos que atuavam em conjunto no esquema criminoso.
Esquema de envio ilegal até a fronteira dos EUA
De acordo com as investigações, o grupo aliciava vítimas interessadas em migrar para os EUA e organizava um trajeto que incluía a passagem por diversos países da América Central até o México, de onde os migrantes eram levados de forma ilegal pela fronteira com os Estados Unidos. Até o momento, 63 vítimas já foram identificadas.
Mandados e bloqueio de bens
Na manhã desta quarta-feira, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Ipatinga/MG, em endereços ligados a cinco investigados nos municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso.
Com base nessa apuração inicial, foram descobertos outros envolvidos que atuavam juntos no esquema criminoso
Foto: Divulgação
Também foi determinado o bloqueio e a indisponibilidade de bens e valores pertencentes ao grupo, no montante de R$ 8,1 milhões.
Crimes investigados
Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, posse ou porte irregular de arma de fogo, usura, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público.
Comissão de Assuntos Econômicos aprova projeto de Renan Calheiros que eleva alíquota das bets de 12% para 18% até 2028, reajusta CSLL de fintechs e cria programa de renegociação de dívidas para pessoas de baixa renda
Comissão de Assuntos Econômicos aprova projeto de Renan Calheiros que eleva alíquota das bets de 12% para 18% até 2028, reajusta CSLL de fintechs e cria programa de renegociação de dívidas para pessoas de baixa renda