Volta às aulas na Grande SP começa na rede municipal de São Paulo nesta quarta
Prefeitura prevê retorno de mais de 1 milhão de estudantes em 4,1 mil unidades; cidades da região metropolitana também retomam as aulas
04/02/2026 às 10:26por Redação Plox
04/02/2026 às 10:26
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A semana é marcada pela volta às aulas na rede pública da Grande São Paulo. Na segunda-feira, estudantes da rede estadual retomaram as atividades. Nesta quarta-feira (4), é a vez dos alunos da rede municipal da capital voltarem às salas de aula.
Sala de aula da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo.
Foto: Divulgação/SME/PMSP
Na cidade de São Paulo, a prefeitura estima que mais de 1 milhão de estudantes retornem às aulas em 4,1 mil unidades educacionais, entre creches, EMEIs, EMEFs e unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 330 mil crianças estão matriculadas em creches, enquanto mais de 670 mil alunos frequentam as demais etapas da rede.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), as escolas iniciam o ano letivo com foco no acolhimento dos estudantes, ampliação do ensino integral, reforço na segurança alimentar e investimentos em material escolar e uniformes. Atualmente, mais de 400 mil alunos estão matriculados na Educação em Tempo Integral.
O calendário escolar da capital prevê aulas até 22 de dezembro, com recesso entre 6 e 17 de julho, para organizar o planejamento pedagógico ao longo do ano.
Retorno em outras cidades da Grande São Paulo
Além da capital, outras cinco cidades da região metropolitana também retomam as aulas nesta quarta-feira: Ribeirão Pires, Vargem Grande Paulista, Mauá, Guarulhos e Biritiba Mirim.
Em sete municípios, o retorno já ocorreu nos últimos dias: Poá, Francisco Morato, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Salesópolis, Caieiras e Itapecerica da Serra.
Cronograma de volta às aulas na região metropolitana
Nas demais cidades da Grande São Paulo, as aulas recomeçam nos próximos dias, de acordo com o calendário definido por cada prefeitura:
Quinta-feira (05/02): Franco da Rocha, Santana de Parnaíba, São Bernardo do Campo, Cotia, Pirapora do Bom Jesus, Osasco, Itapevi, Mairiporã, Itaquaquecetuba, Diadema, Cajamar e Suzano.
Sexta-feira (06/02): Santo André, Jandira, Mogi das Cruzes, Carapicuíba e Juquitiba.
Segunda-feira (09/02): Barueri, Taboão da Serra, Rio Grande da Serra, Embu das Artes, Guararema e Ferraz de Vasconcelos.