Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Ataque em escola de Belgrado deixa 8 crianças mortas e várias feridas

Segundo informações, o jovem tinha uma lista com os nomes de suas vítimas e planejou o ataque por um mês.

04/05/2023 às 10:55 por Redação Plox

Um terrível ataque em uma escola primária de Belgrado, na Sérvia, deixou oito crianças mortas e várias outras feridas. O incidente ocorreu na Escola Primária Vladislav Ribnikar, quando um adolescente de 13 anos, armado com duas pistolas e quatro coquetéis Molotov, invadiu o local. Segundo informações, o jovem tinha uma lista com os nomes de suas vítimas e planejou o ataque por um mês.

O início do ataque e o saldo trágico

O ataque teve início às 8h40, horário local. O primeiro a ser atingido foi o segurança da escola, que tentou proteger os estudantes e é considerado um herói pelos funcionários e autoridades locais. O jovem atirador matou três alunos no corredor e, em seguida, atirou contra a professora de história e outros estudantes em uma sala de aula. Além das oito crianças mortas, dois estudantes e a professora foram hospitalizados em estado grave, e outros quatro alunos ficaram feridos.

Após o ataque, o adolescente telefonou para a polícia e se identificou como "K". De acordo com o chefe da polícia de Belgrado, Veselin Milic, as crianças mortas tinham entre 7 e 15 anos. As armas utilizadas pertenciam ao pai do atirador, um médico que, juntamente com a mãe, foi detido após o ataque.

 

Investigação e consequências do ataque

O ministro do Interior da Sérvia, Bratislav Gasic, afirmou que as armas estavam guardadas em um cofre, mas o jovem conseguiu acessá-las, aparentemente conhecendo a senha. Autoridades sérvias informaram que o pai visitou estandes de tiros recentemente, acompanhado do filho.

O chefe da polícia de Belgrado, Veselin Milic, revelou que o jovem planejou o ataque detalhadamente e que seu esboço parecia "um videogame ou filme de terror". Professores e funcionários da escola agiram rapidamente para esconder as crianças durante o incidente.

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, lamentou o ocorrido e afirmou que o atirador será internado em uma instituição psiquiátrica especial. Vucic destacou que o jovem não demonstrou remorso e, na Sérvia, crianças não podem ser responsabilizadas criminalmente.

A Promotoria coletou amostras de sangue do atirador para exames toxicológicos, visando verificar se ele agiu sob influência de álcool ou substâncias psicoativas. O comunicado oficial ressaltou que todas as circunstâncias do caso, incluindo a obtenção da arma e os motivos do crime, estão sendo investigados.

Repercussão e luto oficial

Esse tipo de violência é extremamente raro na Sérvia, onde a compra de uma arma de fogo requer permissão especial. O ministro da Educação, Branko Ruzic, chamou o ataque de "a maior tragédia" já ocorrida no sistema escolar sérvio e anunciou três dias de luto oficial no país.

O ataque gerou comoção na comunidade e reacendeu debates sobre segurança nas escolas e controle de armas. A rápida resposta dos professores e funcionários da Escola Primária Vladislav Ribnikar foi elogiada por pais e autoridades, mas o incidente levanta questões sobre a necessidade de medidas adicionais para proteger estudantes e profissionais da educação.

Enquanto as investigações continuam, a comunidade e o país inteiro buscam compreender o que motivou o jovem atirador a cometer tal ato de violência. Ao mesmo tempo, a Sérvia se une em luto pelas vítimas e em solidariedade aos familiares e amigos afetados por esse trágico evento.

 

.

 

 

Compartilhar a notícia

Veja também
Screenshot_37.jpg
GERAL

Brasil tem mais de 100 mortos em um único dia, Pernambuco tem 9,6% de letalidade e mais

Sebrae Minas promove jogo virtual que transforma estudantes mineiros donos de startups
GERAL

Sebrae Minas promove jogo virtual que transforma estudantes mineiros donos de startups

Alunos dos Ensinos Médio, Técnico, Superior e Tecnólogo já podem se inscrever gratuitamente no Desafio Jovem Empreendedor

Docerias fecham para atender febre do 'Morango do Amor' no ES
GERAL

Docerias fecham para atender febre do 'Morango do Amor' no ES

A alta demanda pelo bombom com morango, brigadeiro e casquinha crocante tem mudado a rotina de confeiteiras na Grande Vitória.

Queijos brasileiros se destacam entre os melhores do mundo. Crédito: Bruno Lima/MTur
GERAL

Queijos brasileiros se destacam entre os melhores do mundo

A iguaria alcançou novamente reconhecimento internacional, dessa vez pelo ranking melhores queijos do mundo desenvolvido pela Teste Atlas

para você
FAMOSOS

Michelle Bolsonaro prestigia festa de aniversário de Jojo Todynho

Cantora celebrou 28 anos ao lado de amigos e convidados

Presidente do Sindnapi depõe na CPMI do INSS sobre suspeitas de fraudes
POLíTICA

Presidente do Sindnapi depõe na CPMI do INSS sobre suspeitas de fraudes

Milton Cavalo presta esclarecimentos à comissão sobre movimentações financeiras do sindicato ligado ao irmão de Lula

Atlético-MG
ESPORTES

Sem sofrer, Galo goleia Sport no Mineirão e agora foca na Libertadores

Com a vitória, Galo vai com moral para enfrentar o Palmeiras na próxima terça-feira (21), pela Libertadores

Reality tem prato com cabelo e receita 'incomível', diz jurado do MasterChef Confeitaria
LAZER

Reality tem prato com cabelo e receita 'incomível', diz jurado do MasterChef Confeitaria

Chef Diego Lozano classificou o menu servido como o pior que já provou na vida; grupo foi duramente criticado pelos jurados