Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Auxílio Emergencial:benefício negado poderá ser contestado pelo aplicativo

04/06/2020 às 17:04 por Redação Plox

Trabalhadores que tiveram o pedido de Auxílio Emergencial negado, poderão contestar a decisão e realizar uma nova solicitação. É o que determina um acordo judicial firmado pela Advocacia-Geral da União (AGU) com o Ministério Público Federal (MPF). O acordo, firmado o âmbito de uma ação civil pública movida pelo MPF para questionar supostas falhas na utilização do aplicativo do programa, visa aperfeiçoar a análise de pedidos de pagamento do auxílio.

A medida foi anunciada ontem (3) pelo Ministério da Cidadania, que também faz parte do acordo, juntamente com a Caixa Econômica Federal e a Dataprev (empresa pública responsável pelo sistema de cadastro dos usuários).

Agora, além da possibilidade de formulação de um novo pedido, em caso de rejeição, o governo também se comprometeu a substituir a expressão “Dados Inconclusivos” pela opção “Realize Nova Solicitação” nos casos em que o benefício não for efetivamente indeferido; tornar mais claro e apresentar motivação adequada para os atos de indeferimento e atualizar de forma permanente os bancos de dados oficiais, evitando defasagem de informações sobre situação de desemprego.

Pelo acordo, o governo também se comprometeu realizar esforços para divulgar os motivos de negativa das solicitações e a prestar informações complementares sobre o objeto da ação ao MPF e à Defensoria Pública da União em até 72 horas, caso provocados em juízo ou na esfera administrativa.

“O novo acordo também contém uma série de esclarecimentos sobre as medidas já adotadas pelo Governo Federal para solucionar os problemas relatados pelos usuários, como a possibilidade de o cidadão alterar os dados cadastrais, na hipótese de o programa identificar que os dados fornecidos são inconclusivos, e uma maior clareza sobre o fluxo do repasse dos benefícios processados por outros bancos”, informou o ministério.
 

Compartilhar a notícia

para você
fh
LAZER

Veja como está atualmente a "menina mais bonita do mundo"

Do título de "menina mais bonita do mundo" aos desfiles da Paris Fashion Week, a carreira de Thylane Blondeau evolui junto com sua reputação no cenário fashion.

Juros altos reduzem ritmo de empregos com carteira em 2025
EMPREGO

Juros altos reduzem ritmo de empregos com carteira em 2025

Saldo de 1,3 milhão de contratações entre janeiro e julho é 10,4% menor que no mesmo período de 2024

Hospital-JMM-fabri-divulgação.jpg
SAúDE

SES-MG solicita que Ipatinga receba pacientes de UTI de Fabriciano; entenda o imbróglio

Secretário Leonardo Oliveira comenta abertura de seleção de estagiários em Ipatinga
EMPREGO

Secretário Leonardo Oliveira comenta abertura de seleção de estagiários em Ipatinga

Estudantes de cursos técnicos e superiores podem participar da seleção e atuar em diversas áreas da prefeitura