Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Zambelli cruza fronteira e deixa Brasil após condenação no STF

Deputada federal viajou de carro para a Argentina e embarcou rumo aos EUA após pena de 10 anos por invasão de sistema do CNJ

04/06/2025 às 12:10 por Redação Plox

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), após ter sido sentenciada a uma pena de dez anos de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), deixou o território brasileiro em circunstâncias que levantam suspeitas.


Imagem Foto: Câmara dos Deputados

Segundo investigações conduzidas pela Polícia Federal, a parlamentar teria atravessado a fronteira do Brasil com a Argentina de forma terrestre, passando por Foz do Iguaçu, no Paraná, com destino à cidade argentina de Puerto Iguazú. De lá, ela seguiu até Buenos Aires, onde embarcou em um voo com destino aos Estados Unidos.


O movimento gerou alerta imediato entre as autoridades. Em entrevista à CNN nesta terça-feira (3), Zambelli confirmou sua intenção de se deslocar em breve para a Itália. Ela argumentou que, por possuir cidadania italiana, estaria fora do alcance da Justiça brasileira naquele país.
"Como cidadã italiana, eu sou intocável na Itália. Não há o que ele [Alexandre de Moraes] possa fazer para me extraditar de um país em que sou cidadã. Estou muito tranquila quanto a isso", afirmou.

A condenação imposta à deputada diz respeito à invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um episódio que teve ampla repercussão em 2023. Na época, seu passaporte chegou a ser apreendido por ordem do ministro Alexandre de Moraes, mas acabou sendo devolvido posteriormente, o que permitiu sua atual movimentação internacional.


Além da pena de prisão, a condenação pode acarretar a cassação do mandato de Zambelli e a sua inelegibilidade pelos próximos oito anos. A deputada, inclusive, chegou a solicitar doações via redes sociais, pedindo transferências por Pix para cobrir custos judiciais.


Com a repercussão do caso e as declarações públicas da parlamentar, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou pedido para que seja decretada a prisão preventiva de Zambelli e sua inclusão na lista de procurados da Interpol.


O caso ganhou contornos ainda mais complexos à medida que a deputada demonstrou não ter a intenção de retornar ao Brasil. Com isso, aumenta a pressão sobre os mecanismos diplomáticos e jurídicos para que sua extradição, mesmo sendo cidadã italiana, possa ser discutida nas instâncias internacionais.


Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Gleisi questiona se Michelle Bolsonaro tem inveja de Lula e Janja após críticas por viagens

A provocação surgiu após Michelle criticar os gastos públicos do governo federal, alegando que o casal presidencial vive em uma "eterna lua de mel"

Destaques do dias
POLíTICA

Mudanças na Petrobras, vice de Bolsonaro e novas doses da vacina; destaque direto de Brasília

Outro destaque foi o anúncio de parceria entre Governo Federal e Google, em projeto de políticas para recuperação da aprendizagem

Impasse de Pacheco trava definições da esquerda para o Senado em MG
POLíTICA

Impasse de Pacheco trava definições da esquerda para o Senado em MG

Expectativa em torno de possível candidatura ao governo mineiro afeta alianças e movimentações do PT e aliados para 2026

Foto: Agencia Brasil/Reprodução
POLíTICA

PF Afirma que Bolsonaro leu versão final de 'Minuta do Golpe' em casa de ex-Ministro

Documento encontrado indicaria tentativa de interferir no resultado eleitoral; ex-presidente pode enfrentar até 23 anos de prisão

para você
Especialista defende voz ativa de crianças em decisões que impactam suas vidas
EDUCAçãO

Especialista defende voz ativa de crianças em decisões que impactam suas vidas

Projeto internacional com participação do Brasil quer formar jovens líderes para transformar o futuro e garantir direitos previstos em lei

laser_cancer.jpg
SAúDE

Novo laser consegue destruir células cancerígenas e tem potencial para inibir metástases

Nos Estados Unidos, Cientistas da Universidade do Arkansas, desenvolveram um protótipo para destruir células cancerígenas que circulam na corrente sanguínea

Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos
EMPREGO

Após revisão, governo cancela licenças de quase 8 mil pescadores mortos

Registros foram excluídos do sistema oficial de pesca para evitar fraudes e manter base de dados atualizada

latam
LAZER

Aeroporto Internacional de BH terá nova rota para o Chile

Ação aconteceu nesta quinta-feira e reuniu, em Santiago, jornalistas chilenos, representantes do trade e autoridades