Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Quatro postos são interditados em BH por vender combustível adulterado

Análises detectaram solventes em amostras de gasolina; operação envolveu Procon-MG e Polícia Militar

04/07/2025 às 12:28 por Redação Plox

Durante uma operação realizada nesta quinta-feira, 3 de julho, quatro postos de combustíveis pertencentes à mesma rede foram interditados em Belo Horizonte. A ação, coordenada pelo Procon-MG — órgão vinculado ao Ministério Público de Minas Gerais — em conjunto com a Polícia Militar, teve como motivação a constatação de adulteração nos produtos comercializados.


Imagem Foto: Divulgação

As amostras coletadas nos postos foram analisadas pelo Laboratório de Ensaios de Combustíveis da Universidade Federal de Minas Gerais (LEC/UFMG). O resultado dos testes apontou a presença de solventes, caracterizando vício de qualidade nos combustíveis vendidos aos consumidores.


Imagem Foto: Divulgação

Segundo o Procon-MG, a comercialização de combustíveis adulterados representa um risco grave não apenas ao funcionamento dos veículos, podendo causar danos ao motor e aumento no consumo, mas também à segurança dos motoristas e ao meio ambiente. Além disso, essa prática infringe os direitos do consumidor e impõe custos elevados de manutenção.


A medida de interdição, determinada pelo Procon-MG, foi imediata e permanecerá válida até que novos testes, realizados por órgão oficial, atestem que os combustíveis oferecidos estão em conformidade com as normas técnicas vigentes.


Entre os consumidores, a reação foi de apoio. O mecânico Robert Ferreira, que se deparou com uma das bombas lacradas, expressou sua concordância com a medida.
“É uma falta de respeito com o consumidor. Tem que fazer isso mesmo. Está mais que certo em interditar”

, afirmou.

Além da interdição, o órgão determinou a abertura de processos administrativos contra os fornecedores envolvidos. Estes foram notificados durante a ação e deverão apresentar defesa no prazo de 10 dias úteis, contados a partir do recebimento da notificação.


Confira a relação dos postos interditados:


1. Posto CCC Gás Veicular Ltda – Avenida Sebastião de Brito, nº 1037, bairro Dona Clara


2. Posto Avenida Ltda – Avenida Amazonas, nº 9248, bairro Glalija


3. Comércio de Combustíveis Milênio Ltda – Rua Padre Pedro Pinto, nº 2745, bairro Letícia


4. Posto Revendedor Mantiqueira – Avenida Vilarinho, nº 5100, bairro Mantiqueira


Os dados de fiscalizações entre janeiro e julho de 2025 revelam a dimensão da atuação do Procon-MG no setor: foram fiscalizados 649 postos em Minas Gerais, sendo 280 apenas em Belo Horizonte. Desses, 60 foram autuados no estado — 11 na capital — e 23 interditados, dos quais 10 estão em BH.


Entre as infrações mais recorrentes estão adulteração de combustível, venda casada, erros na precificação e falta de autorização para funcionamento.


O Procon-MG reforçou seu compromisso com a proteção dos direitos dos consumidores e informou que as ações de fiscalização continuarão em todo o estado, com foco em coibir práticas que ameaçam a segurança e o patrimônio da população.


Compartilhar a notícia

para você
Empresários investimento Minas Gerais
ECONOMIA

Maioria de micro e pequenos empresários pretendem investir no negócio em 2021, diz Sebrae

Apesar dessa perspectiva, pesquisa do Sebrae mostra uma interrupção na retomada do faturamento dos pequenos negócios pela primeira vez, após seis meses de crescimento

Tarcísio atende clamor e admite que pode ser candidato a presidente do Brasil
POLíTICA

Tarcísio atende clamor e admite que pode ser candidato a presidente do Brasil

Governador de SP adota discurso nacional, consulta marqueteiros e se articula sem assumir pré-candidatura para evitar desgaste com base bolsonarista

Foto: Staff Images/Cruzeiro
ESPORTES

Devido a Festival, partida entre Cruzeiro e Náutico será realizada no Independência

Jogo está previsto para acontecer no dia 26 de agosto, um dia antes do Festival Sarará

unileste
EMPREGO

Unileste abre vagas para a contratação de profissionais de diversas áreas

Interessados devem se cadastrar no Portal Carreiras Unileste