Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Último dia para se inscrever no Prouni 2025

Prazo para garantir bolsas de estudo em instituições privadas termina nesta sexta-feira às 23h59

04/07/2025 às 12:35 por Redação Plox

O prazo para se candidatar às bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025, termina nesta sexta-feira, 4 de julho, às 23h59. Ainda dá tempo de se inscrever e concorrer a uma das mais de 211 mil bolsas ofertadas pelo Ministério da Educação.


Imagem Foto: Agência Brasil

O Prouni tem como meta ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda, disponibilizando oportunidades em 887 instituições privadas espalhadas pelo Brasil. São mais de 370 cursos contemplados, com 118 mil bolsas integrais (100%) e mais de 93 mil parciais (50%).


Para se candidatar, é necessário ter participado do Enem de 2023 ou 2024, não ter zerado a redação e obter média mínima de 450 pontos nas quatro áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.


Além disso, os interessados devem atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública; ter estudado em escola particular como bolsista integral ou parcial; ser pessoa com deficiência, conforme definido em lei; ou ser professor da rede pública concorrendo a vagas em licenciatura ou pedagogia.


Para as bolsas integrais, o estudante precisa comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 2.277). Já para as bolsas parciais, a exigência é de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554).


A inscrição deve ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o login do Gov.br. Após acessar, o candidato preenche seus dados pessoais, perfil socioeconômico, informações do grupo familiar e escolhe até duas opções de curso e instituição. É possível optar pela ampla concorrência ou por cotas destinadas a autodeclarados indígenas, pardos, pretos e pessoas com deficiência.


"O processo é todo online e o sistema ficará disponível até às 23h59 desta sexta-feira. Não perca o prazo", alerta o MEC.

O cronograma ainda prevê a divulgação dos aprovados na primeira chamada no dia 7 de julho. A segunda chamada será publicada em 28 de julho.


Os candidatos devem ficar atentos para conferir todas as informações antes de finalizar a inscrição, garantindo sua participação no processo seletivo.


Compartilhar a notícia

para você
timoteo.jpg
POLíCIA

Acidente deixa motociclista em estado grave em Timóteo

Segundo os bombeiros, o motociclista foi socorrido em estado grave

Jovem confunde gripe com pneumonia grave e perde as duas pernas após sepse
SAúDE

Jovem confunde gripe com pneumonia grave e perde as duas pernas após sepse

Levi Dewy, de 21 anos, acreditava estar com uma simples gripe, mas acabou enfrentando uma infecção generalizada que levou à amputação das pernas

Justiça condena empresa por morte de menor em atividade proibida
EMPREGO

Justiça condena empresa por morte de menor em atividade proibida

Adolescente morreu em acidente enquanto trabalhava ilegalmente; caso é classificado como uma das piores formas de trabalho infantil

Bombeiro ensina como agir sob risco de alta tensão após morte de estudante em BH
GERAL

Bombeiro ensina como agir sob risco de alta tensão após morte de estudante em BH

Jovem de 22 anos morreu ao sair de carro incendiado atingido por fios energizados; Corpo de Bombeiros alerta sobre técnica que pode salvar vidas