Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

China libera 183 exportadores de café brasileiro em meio a tarifa de Trump

No mesmo dia em que os EUA impõem taxa de 50%, Pequim amplia acesso de empresas brasileiras ao seu mercado

04/08/2025 às 12:44 por Redação Plox

Na mesma quarta-feira (30) em que o presidente americano Donald Trump determinou uma tarifa de 50% sobre o café importado do Brasil, a China tomou uma medida em direção oposta: autorizou a entrada de 183 novas empresas brasileiras no mercado chinês. O anúncio oficial foi feito neste sábado (2) pela Administração Aduaneira Geral da China, com a informação sendo compartilhada nas redes sociais da Embaixada chinesa no Brasil e republicada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.


Imagem Foto: Pixabay

O aval chinês tem validade de cinco anos e é um movimento estratégico diante da tensão comercial crescente entre o Brasil e os Estados Unidos. O café brasileiro, que representa cerca de um terço das 25 milhões de sacas consumidas anualmente pelos americanos, agora busca novos horizontes na Ásia, especialmente com o aumento do consumo por lá.


Segundo dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), apenas 538 mil sacas foram exportadas para a China nos primeiros seis meses deste ano. Mas há sinais de expansão: a rede chinesa Luckin Coffee, que já superou a Starbucks em número de lojas na China, vem investindo pesadamente no produto brasileiro. Em junho do ano passado, a empresa firmou com a ApexBrasil um contrato para comprar 120 mil toneladas de café até 2029, valor que dobrou para 240 mil toneladas após renegociação em Brasília, em novembro.


Esse crescimento acompanha o aumento do consumo per capita na China, que passou de 16,7 xícaras por ano em 2023 para 22,22 em 2024. A expectativa é de que 2025 feche com cerca de 30 xícaras per capita — ainda distante da média global de 150, mas revelador do potencial de expansão do mercado chinês.


A liberação anunciada pela Administração Aduaneira Geral também incluiu outras mercadorias brasileiras: 30 empresas foram habilitadas a exportar gergelim e 46, farinhas de aves e suínos. Assim como no caso do café, essas autorizações passaram a valer a partir de quarta-feira.


Em resposta às medidas adotadas por Washington, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, afirmou ainda na segunda-feira anterior que o país asiático está “disposto a trabalhar com o Brasil, outros países da América Latina e do Brics para defender o sistema multilateral de comércio centrado na OMC e salvaguardar a justiça internacional”.


"A China está disposta a trabalhar com o Brasil, outros países da América Latina e do Brics para defender o sistema multilateral de comércio centrado na OMC", declarou Guo Jiakun

Com a nova configuração comercial e a abertura do mercado asiático, os exportadores brasileiros de café vislumbram uma oportunidade estratégica para reduzir a dependência do mercado americano e diversificar suas rotas de exportação.


Compartilhar a notícia

Veja também
ECONOMIA

Shopee inaugura três novas unidades de distribuição em Minas e amplia presença no estado

Marketplace já possui 11 centros de distribuição no Brasil e mais de 100 hubs logísticos, com novas operações em Barbacena, Ubá e Extrema.

ECONOMIA

Dívida pública do Brasil se aproxima de 80% do PIB, alcançando maior patamar desde 2021

Esses dados foram divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (30) e dizem respeito à dívida bruta da União, dos estados e municípios.

app-auxilio-emergencial.jpg
ECONOMIA

Auxílio Emergencial: mais 4,9 milhões de pessoas são incluídas; veja quando receber

Bacalhau fica mais caro e registra alta na Quaresma
ECONOMIA

Bacalhau fica mais caro e registra alta na Quaresma

Pesquisa revela variação de preços dos pescados na Região Metropolitana de Belo Horizonte; camarão teve alta expressiva

para você
Exames descartam intoxicação por metanol em jovem que morreu em Ipatinga
SAúDE

Exames descartam intoxicação por metanol em jovem que morreu em Ipatinga

Testes realizados pelo IML não identificaram a presença de metanol ou ácido fórmico no sangue da vítima de 26 anos levada de Açucena para o Vale do Aço

Legend of the Seas, maior navio de cruzeiro do mundo, estreia no mar e inicia operação em 2026
LAZER

Legend of the Seas, maior navio de cruzeiro do mundo, estreia no mar e inicia operação em 2026

Com mais de 365 metros de comprimento e capacidade para 7.600 passageiros, Legend of the Seas fará viagens pelo Mediterrâneo e Caribe

Educação a distância ultrapassa ensino presencial nas universidades brasileiras
EDUCAçãO

Educação a distância ultrapassa ensino presencial nas universidades brasileiras

Brasil registra mais de 10 milhões de matrículas no ensino superior em 2024; EaD representa 50,7% dos cursos de graduação

Sergio Moro
POLíTICA

Sergio Moro se filia ao Podemos e entra na disputa pela Presidência

A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães