Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Advogado acusa BMG de fraudar consignados desde 2005 em depoimento à CPMI

Eli Cohen afirmou que banco se beneficiou de contratos fraudulentos e que esquema teria causado prejuízos bilionários a aposentados e pensionistas

04/09/2025 às 16:16 por Redação Plox

Durante sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, realizada na última segunda-feira (1º), o advogado Eli Cohen afirmou que o Banco BMG estaria envolvido em fraudes de empréstimos consignados desde 2005. Segundo ele, a instituição cresceu a partir de operações irregulares voltadas para aposentados e pensionistas.


Imagem Foto: Agência Senado

Cohen, que já atuou em processos relacionados ao tema, detalhou como os dados dos beneficiários eram repassados a empresas de telemarketing, ligadas ao lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", e ao ex-vice-presidente do BMG, Márcio Alaor de Araújo. Segundo o depoente, o esquema consistia em falsificar adesões para efetivar empréstimos sem autorização dos titulares.


"O Banco BMG é o campeão das fraudes. O Banco BMG só existe, só saiu de quatro agências para ter o que é hoje só por conta do consignado das fraudes, e começou em 2005", afirmou Cohen

. Ele acrescentou ainda que Alaor, apelidado de "Papa do Consignado", teria liderado as práticas irregulares em parceria com o banco.

Em seu site oficial, Márcio Alaor se apresenta como especialista no setor e menciona passagens por outras instituições, como o Banco Master e o PicPay. Suas redes sociais, no entanto, foram desativadas.


O advogado disse que havia variações no golpe, mas que os bancos tinham pleno conhecimento de que estavam concedendo empréstimos fraudulentos. "Esse estilo se repete desde 2005 e continua até hoje", declarou.


As investigações da CPMI se baseiam em informações levantadas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União em abril deste ano. Os órgãos identificaram descontos irregulares nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas, que somam R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.


Em nota oficial, o BMG rejeitou as acusações, afirmando que nunca praticou ou autorizou irregularidades. O banco destacou que os consignados sempre foram realizados dentro da legalidade, com normas internas rígidas de conformidade. A instituição também informou que instaurou procedimento interno para apurar eventuais falhas cometidas por terceiros e reiterou que está à disposição das autoridades para colaborar integralmente.


A CPMI continua ouvindo depoimentos e reunindo documentos para avançar no esclarecimento do caso, que mobiliza aposentados em todo o país.


Compartilhar a notícia

Veja também
WhatsApp Image 2020-02-08 at 08.44.19.jpeg
POLíTICA

Senador Anastasia afirma que sairá do PSDB

Ele deve se filiar ao PSD, do prefeito de BH, Alexandre Kalil

POLíTICA

Maioria do STF vota por manter símbolos religiosos em órgãos públicos

O julgamento virtual, que analisa um recurso do Ministério Público Federal (MPF), está previsto para ser encerrado nesta terça-feira (26).

Lula indica Guido Mantega para conselho fiscal da Eletrobras
POLíTICA

Lula indica Guido Mantega para conselho fiscal da Eletrobras

Indicado por Lula, ex-ministro da Fazenda receberá salário de R$ 12,6 mil mensais no novo cargo

Foto: Fabio-Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
POLíTICA

Lula veta partes do novo marco fiscal que substituirá teto de gastos

Os vetos do presidente focam em regras sobre despesas de investimento e exclusão de despesas primárias da meta de resultado primário.

para você
taça
ESPORTES

Veja os confrontos do Mundial de Clubes

Sorteio põe Al Ahly ou Monterrey no caminho do Palmeiras

 Foto: CBMMG/Divulgação
POLíCIA

Carro capota na MGC-122 após aquaplanar e deixa quatro feridos no interior de Minas

Carro capota após aquaplanagem e causa ferimentos em duas mulheres e duas crianças

dd
LAZER

Viradouro e Imperatriz lideram favoritismo no Carnaval carioca

A apuração do Carnaval do Rio de Janeiro, marcada para esta quarta-feira, 14 de fevereiro, promete momentos de tensão e expectativa, com início às 16h na Cidade do Samba, diferente da tradicional Praça da Apoteose.

Juros altos reduzem ritmo de empregos com carteira em 2025
EMPREGO

Juros altos reduzem ritmo de empregos com carteira em 2025

Saldo de 1,3 milhão de contratações entre janeiro e julho é 10,4% menor que no mesmo período de 2024