Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Câmara aprova fim de descontos em benefícios do INSS

Projeto segue para o Senado e prevê devolução de valores cobrados indevidamente de aposentados

04/09/2025 às 12:44 por Redação Plox

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quinta-feira (4), um projeto de lei que proíbe descontos realizados por associações em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mesmo com autorização expressa do beneficiário.


Imagem Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Com a aprovação simbólica do texto e a rejeição de todos os destaques propostos, a matéria agora será analisada pelo Senado Federal. A proposta foi impulsionada após revelações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF) sobre fraudes que envolviam descontos indevidos em aposentadorias e benefícios do INSS.


O texto também determina novas exigências para a contratação de crédito consignado. A partir da mudança, esse tipo de empréstimo só poderá ser descontado mediante autorização prévia, formalizada por biometria, reconhecimento facial ou impressão digital.


Segundo o relator do projeto, deputado Danilo Forte (União-CE), o uso da estrutura pública para permitir descontos em nome de associações configura desvio de finalidade e mau uso dos recursos do Estado. Ele defendeu que o INSS deve ser responsável por ressarcir os beneficiários prejudicados.


Caso uma associação realize descontos sem autorização válida, terá até 30 dias para restituir o valor integral ao segurado. Se a devolução não for feita nesse prazo, o INSS assumirá o pagamento, repassando posteriormente a cobrança à instituição financeira responsável.


Compartilhar a notícia

para você
 Foto: José Cruz / Agência Brasil
POLíTICA

Primeira-dama brasileira manifesta apoio a Sergio Massa nas eleições argentinas

Janja da Silva utiliza personagens icônicas em postagem nas redes sociais, enquanto a política brasileira reage ao pleito argentino

Lorena Comparato será Elize Matsunaga no filme 'Uma Garota de Classe', inspirado em crime que chocou o país em 2012
LAZER

Lorena Comparato será Elize Matsunaga no filme 'Uma Garota de Classe', inspirado em crime que chocou o país em 2012

Atriz assume papel principal em longa baseado no assassinato de Marcos Matsunaga, primeiro filme original da Boutique Filmes

Canetas emagrecedoras brasileiras chegam ao mercado e acendem alerta médico
SAúDE

Canetas emagrecedoras brasileiras chegam ao mercado e acendem alerta médico

Novos produtos nacionais, como Olire e Lirux, exigem prescrição e reforçam debate sobre uso consciente e acompanhamento clínico

Foto: Instagram/Reprodução
FAMOSOS

Alexandre Correa renuncia à guarda compartilhada do filho com Ana Hickmann

Em ação de divórcio, empresário busca apenas regular visitas ao filho