Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lula e Alexandre Silveira lançam em BH programa Gás do Povo com botijão gratuito

Iniciativa substitui Auxílio Gás, amplia alcance e garante até seis botijões por ano a famílias de baixa renda

04/09/2025 às 17:48 por Redação Plox

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quinta-feira (4), em Belo Horizonte, o programa Gás do Povo, que garantirá botijão de gás de 13 kg gratuito a 15,5 milhões de famílias brasileiras, alcançando cerca de 50 milhões de pessoas em todo o país. Em Minas, 1,2 milhão de famílias serão beneficiadas. A nova política social substitui o Auxílio Gás e triplica o número de beneficiados. A cerimônia ocorreu no Aglomerado da Serra, maior comunidade da capital mineira, e contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, responsável pela iniciativa. Confira na Live como vai funcionar o programa.



Diferentemente do modelo anterior, em que o recurso era repassado em dinheiro, agora as famílias poderão retirar diretamente o botijão em revendedoras credenciadas pelo Governo Federal. Segundo o ministro, a mudança aumenta a transparência, a eficiência e o controle sobre a execução do benefício.


Imagem

Em Minas Gerais, 1,2 milhão de famílias serão contempladas, somando 3,6 milhões de pessoas e aproximadamente 5 milhões de botijões distribuídos por ano. O direito será garantido a famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo, com prioridade para beneficiários do Bolsa Família. O número de botijões varia conforme o tamanho da família: até três para dois integrantes, quatro para três integrantes e até seis por ano para famílias com quatro ou mais membros.


Imagem Foto: Divulgação/ Ministério de Minas e Energia

O funcionamento do programa será realizado por diferentes meios: aplicativo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, cartão específico do programa, vale impresso disponível em agências da Caixa e lotéricas ou pelo cartão do Bolsa Família. As revendas terão identidade visual padronizada para facilitar a identificação pelos beneficiários.


O custeio do Gás do Povo será integralmente feito com recursos públicos. Apenas em 2025, a Lei Orçamentária Anual já prevê R$ 3,57 bilhões para a execução. O programa será implantado gradualmente, com expectativa de alcançar todos os beneficiários até março de 2026. O valor do benefício será definido de forma regionalizada, levando em conta dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para reduzir desigualdades entre os estados.


Compartilhar a notícia

para você
POLíCIA

Corpo encontrado em rio no Vale do Aço estava com mãos amarradas para trás

Além das mãos amarradas, havia um tecido enrolado no pescoço da vítima

casa
ESPORTES

Mansão de Cristiano Ronaldo está à venda na Inglaterra; veja fotos

O imóvel possui sete quartos e uma sala de cinema

Rock Fest leva música e diversão gratuitas a Ipatinga
LAZER

Rock Fest leva música e diversão gratuitas a Ipatinga

Evento da Fábrica de Sons reúne bandas, gastronomia e atividades para toda a família no Food Park

Foto: Pixabay/Divulgação
GERAL

"Abandono infantil em Minas: Irmãos de 1 e 4 anos encontrados sozinhos e desamparados"

Populares acionaram a Guarda Municipal após se depararem com a cena perturbadora de duas crianças desamparadas, em lágrimas e sem supervisão adulta.