Educação

Veja a seguir as principais dúvidas sobre os horários e o tempo de prova no Enem

Exame nacional acontecerá nos dias 9 e 16 de novembro em quase todo o Brasil, enquanto Belém, Ananindeua e Marituba farão as provas em 30/11 e 7/12; avaliações terão horários e regras específicos

04/11/2025 às 20:37 por Redação Plox

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será realizado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, exceto nas cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba. Nestes três municípios, as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.

Legenda não informada

Foto: Agência Brasil

Como será a divisão das provas

No primeiro domingo (9), os candidatos enfrentarão 90 questões objetivas distribuídas entre Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. O segundo domingo (16) será reservado para as 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Horários de abertura e fechamento dos portões

Nos dois dias de aplicação, os portões serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, seguindo o horário oficial de Brasília. Após esse horário, não será permitida a entrada em hipótese alguma. O início das provas está marcado para 13h30.

Duração do exame

No primeiro dia, os candidatos terão até as 19h, totalizando 5 horas e 30 minutos para concluir a prova. No segundo dia, o tempo máximo é de 5 horas, até as 18h30.

Saída da sala e manuseio do caderno de questões

A saída dos participantes só é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Apenas nos últimos 30 minutos de prova é possível levar o caderno consigo: após as 18h30 no primeiro dia e após as 18h no segundo.


Fusos horários diferentes pelo país

Candidatos de municípios do Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ficar atentos: nesses locais, o horário do Enem acompanha o fuso local, que tem diferença de uma hora a menos em relação ao horário de Brasília. Assim, nestes estados o exame inicia às 12h30 no horário local.

Já no Acre, onde a diferença é de duas horas, a aplicação da prova começa às 11h30, também de acordo com o fuso local.

É fundamental verificar o fuso horário do município onde o exame será realizado, especialmente se for diferente do local de residência, evitando assim possíveis confusões quanto ao horário de início das provas.

Tempo adicional e planejamento de deslocamento

Participantes que solicitaram atendimento especializado e tiveram tempo adicional aprovado durante a inscrição contarão com um período maior para a realização da prova.

Para evitar imprevistos, oriente-se para chegar aos locais de prova a partir do meio-dia, horário de abertura dos portões, e procure calcular com antecedência o tempo necessário para o deslocamento.

Realizar o percurso até o local de exame antes do dia da prova pode ajudar a identificar eventuais obstáculos, já que o trânsito e o transporte público aos domingos costumam apresentar alterações de fluxo.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a